Sabores
Póvoa De Varzim

Cozinha com memória

Seg, 15/11/2010 - 16:00

O chefe Hermínio Costa propõe sabores da cozinha tradicional portuguesa, com um toque personalizado.

O prazer de uma boa refeição começa nos pequenos pormenores: os copos feitos à mão, a loiça e talheres de marcas conceituadas, a decoração, da autoria de Miguel Esteves, que privilegia as formas harmoniosas e a iluminação suave e coloca em destaque as obras de arte.
"O sucesso do Egoísta é ter-se aqui criado um espaço acolhedor, com classe, associado a uma cozinha criativa, que recorda aos nossos clientes os cozinhados que a mãe e a avó faziam. A nossa, é uma cozinha com memória", refere o chege Hermínio Costa.

Restaurante Egoísta
Morada: Casino da Póvoa 4490-403 Póvoa de Varzim
Tel: 252 690 888
Fax: 252 690 871
E-mail: restaurante. egoista@estoril-sol.com
Horário: De terça-feira a sábado, das 20h30 às 23h00
Preço médio por pessoa: 65 euros

Sugestões do Chef

Sopa de peixe e lavagante

Ingredientes (6 pessoas) 1 lavagante de 500 g, 1 cavala, 1 asa de raia, 1 cabeça de pescada, 1 robalo de 500 g, 150 g de alho-francês, 100 g de cebola, 2 dl de azeite, 2 dentes de alho descascados, pimenta-preta q.b., 2,5 dl de natas, 1 caldo de peixe, salsa q.b., 1 folha de louro, 150 g de tomate, sal q.b.,1 dl de aguardente velha, 50 g de farinha, 100 g de manteiga, coentros e funcho q.b., sumo de 1/2 lima e 1/2 limão

Preparação: Limpe os peixes de peles e aproveite as espinhas. Ponha a refogar em azeite, o alho-francês, a cebola e os dentes de alho. Logo que a cebola esteja alourada, junte o tomate cortado em pedaços. Deixe refogar. Corte o lavagante, ainda cru, em pedaços (deixando apenas um pouco para a finalização do prato) e coloque num tacho, a refogar, juntamente com os peixes. Adicione a aguardente e flameje. Junte o caldo de peixe, a salsa, o louro, pimenta e sal. Deixe cozer em lume brando e, por fim, junte as natas. Deixe ferver, passe a sopa por um passador e em seguida ligue com um pouco de farinha, juntando também uma colher de sopa de manteiga. Para a emulsão, coloque na misturadora um pouco de azeite, sumo de limão, sumo de lima, coentros, funcho ou outra erva a gosto e deixe que a mistura fique bem emulsionada. Coloque no fundo e ao centro de um prato grande, alguns pedaços dos peixes cozidos, que foram usados na preparação da sopa, alguns pedaços de lavagante, decore com ervas, a gosto e vá dispondo a sopa à volta dos peixes. A finalizar, regue com um pouco de emulsão.

Siga a Nova Gente no Instagram