Documento
Poupar no verão

5 dicas para tornar as suas férias mais económicas neste ano de pandemia

Qua, 15/07/2020 - 18:27

Estamos numa altura do ano, que já convida a usufruir de férias, mas este ano muito mais cautelosas e bem preparadas devem ser, de forma a podermos também poupar dinheiro

Estamos numa altura do ano, que já convida a usufruir de férias, mas este ano muito mais cautelosas e bem preparadas devem ser, de forma a podermos também poupar dinheiro.

E como todos também merecemos férias, para estar em família e podermos aproveitar ao máximo para relaxar, vamos também dar algum «descanso» à nossa carteira e não gastar para além das nossas possibilidades, mesmo nesta época.

E como devemos e podemos com moderação e segurança descansar uns dias, aproveitando ao máximo o tempo em família, sugiro algumas dicas em seguida, para poder descansar e poupar ao mesmo tempo.

Ora veja:

Amealhar primeiro:

Uma das primeiras coisas a fazer é de preferência, ter podido amealhar algum dinheiro para ir de férias, de forma a não contrair empréstimos ao Banco. Se isto não acontecer só vai acumular mais dívidas e regressar de férias com a responsabilidade de ter que pagar uma prestação, juros, comissões, etc. As férias devem ser relaxadas, e não a pensar como vai fazer quando regressar.

Devemos ir de férias e aproveitar ao máximo cada dia, porque passam depressa! É importante amealhar dinheiro com este objetivo, para não ser necessário recorrer ao Banco.

Definir um orçamento:

É também muito importante criar um orçamento para o que vamos gastar. Para isso é importante saber exatamente para onde, como e o que vão gastar antes, durante e no final das férias para ter tudo organizado financeiramente, de forma a evitar gastos supérfluos. Uma pesquisa on-line, poderá ser uma grande ajuda.

Não gastar mais do que pode:

Escolha uma viagem, de acordo com o valor definido em família, mediante os rendimentos do agregado familiar. E como as férias este ano deverão ser no nosso País, existem sítios muito bonitos e em conta que podem e devem ser visitados, de norte a sul de Portugal. Podemos usufruir de umas férias confortáveis financeiramente, se soubermos como vamos gastar o dinheiro para esta finalidade ou objetivo, isto porque quando viajamos em família temos que multiplicar os gastos por 3 ou 4 vezes e é importante termos em consideração todos os gastos, para economizar nas pequenas coisas que podem fazer a diferença nos gastos.

Aqui ficam alguns locais muito interessantes de se conhecer: Parque Natural do Alvão, Parque Nacional da Peneda Gerês, Rota Vicentina, Parque Natural de Montesinho, Serra da Arrábida, Douro vinhateiro, entre outros. Pode também aproveitar para escolher uma estadia mais em conta nestes locais e beneficiar das belíssimas paisagens que cada um oferece.

Comparar preços:

Comparar condições e preços das estadias em sites fidedignos (exemplo: Booking), antes de tomar a decisão, é sempre uma boa opção, porque pode implicar uma redução significativa nos custos.

Aproveitar para visitar museus ou ouvir boa música sem sair do sofá:

A CLIVEON, @cultureliveonline, oferece a nossa cultura portuguesa no seu melhor, e pode ver mesmo estando de férias, com apenas 2€ e usufruir de visitas a museus e outro tipo de espetáculos. Pode começar até 05/08 com o Circuito Central Elétrica do @maatmuseum a não perder. Consulte mais detalhes em bol.pt, ou [email protected].

E já sabe, aproveite o que de melhor tem o nosso País para oferecer, que é tanto, com tanta beleza, sendo possível vivenciar umas férias descansadas e estar a poupar dinheiro com isso. E claro, a sua carteira agradece.

Acompanhe sempre estas e outras dicas em:

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/

Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

Crónica de Carina Meireles, consultora financeira; Fotos: DR


 

Siga a Nova Gente no Instagram