Sabores
Porto

Chique... mas sem luxos

Qui, 11/11/2010 - 16:26

A tradicional e muito apreciada cozinha portuguesa, num espaço chique, que foi recentemente renovado.

Food é o restaurante, Friends o bar e Food & Friends o renovado espaço do Hotel Meliã Gaia Porto, onde a cozinha tradicional portuguesa domina com toda a riqueza de ingredientes e sabores das antigas receitas das nossas avós, a que se juntaram, no que se refere à apresentação, sugestivos apontamentos de contemporaneidade.

“Não é um restaurante de luxo”, defende Luís Mendes, director de alimentos e bebidas desta unidade de quatro estrelas, “mas um restaurante chique, moderno, onde uma simples estadia de descanso ou uma reunião de negócios, podem transforma-se em momentos de inesquecível prazer”. E entre muitas outras opções, merecem destaque, o já famoso e muito procurado carpaccio de atum e os bem tradicionais polvo assado no forno e bacalhau à lagareiro, o bife-pimenta (cuja confecção está ali mesmo, ao alcance do olhar) e o clássico crepe suzette.

Restaurante Food & Friends
Morada: (Hotel Meliá Gaia Porto), Rua Diogo de Macedo, nº. 220
4400-107 Vila Nova de Gaia
Tel: 223 747 500
Fax: 223747 576
Web: www.meliagaiaporto.com; www.solmelia.com
Horário: das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00
Preço médio por pessoa: 25 euros

Sugestão do chef

Carpaccio de atum fresco, aromatizado com sementes de mostarda, regado com azeite do Douro e sherry seco

Ingredientes (10 pessoas): 1,2 kg de lombo de atum limpo fresco; flor de sal, grãos de pimenta, limão e azeite do Douro q.b., 150 grs. de queijo parmesão lascado; 5 grs. de sementes de mostarda; 10 ml. de cherry seco; 250 grs. de alface gourmet; 100 grs. de tomate cherry.

Preparação: Compre um lombo de atum fresco, já limpo e corte-o ao meio. no sentido do comprimento. Faça uma pasta com azeite do Douro, sementes de mostarda moídas, sal, pimenta e limão; barre o lombo de atum até formar uma camada compacta e leve ao congelador. No momento de servir, retire do congelador, corte na máquina do fiambre, bem fininho e disponha no prato de servir. Coloque a alface gourmet no centro. Regue o carpaccio com azeite, cherry seco, sumo de limão e tempere com flor de sal da Ria Formosa e pimenta fresca, moída na hora. Coloque as lascas de queijo parmesão por cima e decore com um tomate cherry.

Siga a Nova Gente no Instagram