Sabores
Porto

A arte de bem comer

Ter, 12/04/2011 - 16:40

O espaço Artemísia alia a boa comida com a arte. A inspiração do menu, essa, vem dos cinco continentes.

Situado na zona de maior implantação de galerias de arte do Porto, não é de estranhar que nas paredes do espaço – onde predominam o castanho-escuro e os dourados – a decoradora Ana Costa tenha deixado abertos alguns nichos que são colocados à disposição dos artistas para ali realizarem pequenas exposições temporárias, especialmente de escultura e joalharia. As peças expostas, além de encantarem os olhares, podem também ser adquiridas pelos clientes do restaurante Artemísia, onde se respira tranquilidade.

As mesas, propositadamente redondas, “são as mais indicadas para apetrechar este espaço, ao mesmo tempo arrojado e confortável. Entendo que a mesa redonda permite um melhor fluir das conversas e uma maior intimidade entre as pessoas”, diz o proprietário, Nuno Alexandre Lopes.

A lista muda a cada estação, mas “temos sempre alguns pratos que os clientes mais fiéis ‘exigem’ que estejam sempre presentes”, como é o caso dos lombinhos de porco preto com molho de castanhas e vinho da Madeira. Para fechar o repasto, delicie-se com um strudel de morangos, por exemplo.

Restaurante Café Bar artemísia
Morada: Rua Adolfo Casais Monteiro, n.º 135 – 4050-014 Porto
Tel.: 226 062 286
E-mail: [email protected]
Site: www.restauranteartemisia.com
Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h00 às 02h00; ao domingo, das 17h30 às 02h00.
Preço médio por pessoa: 35 euros

Sugestão do chef

Bacalhau sous-vide com creme de curgete e coentros

Ingredientes (4 pessoas): 4 postas de bacalhau do lombo Migas: 200 g de feijão-frade cozido, 100 g de grelos cozidos, 100 g de broa de milho esfarelada, azeite, alho e sal q.b.
Vinagrete de tomate: 20 g de tomate seco, 100 ml de azeite, 50 ml de vinagre de vinho branco.
Creme de curgete: 200 g de curgete, 1 cebola, 1/2 ramo de coentros, algumas gotas de Pernod, manteiga e sal q.b.

Preparação: Retire as peles e espinhas aos lombos de bacalhau. Feche-os em vácuo com dois dentes de alho, louro e azeite. Coza no forno, em banho-maria, durante uma hora, a 80º. Vinagrete: Junte todos os ingredientes e triture. Creme de curgete: Coloque num tacho a curgete, a cebola laminada e a manteiga. Tempere com sal. Quando estiver cozido, junte os coentros e Pernod q.b. Passe com a varinha. Na hora de servir, salteie o feijão, os grelos, a broa e o alho com azeite e sal.

Siga a Nova Gente no Instagram