Nacional
Pedro Lima

O texto sobre depressão que está a emocionar o país e que já se tornou viral

Qua, 24/06/2020 - 18:20

Pedro Lima, de 49 anos, foi encontrado morto no sábado passado, 20 de junho.

Pedro Lima foi encontrado morto na praia do Abano, em Cascais, este sábado, 20 de junho, notícia que abalou o país e que levou a depressão se tornasse num dos assuntos mais falados do momento.

Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente na empresa Câmara Municipal de Albufeira, escreveu um texto sobre este tema, onde também deixa uma homenagem ao ator, que se tornou viral e que está a emocionar todos os que o leêm. A publicação conta já com mais de 12 mil reações e cinco mil partilhas, um reflexão que não deixa ninguém indiferente.

«Não faço puto ideia dos papéis do Pedro Lima nas telenovelas. Sei que foi nadador olímpico e agora ator. Mas arrepia-me esta história», começou por escrever Paulo Dias no longo desabafo que alerta para a importância da saúde mental.

«Olho para o Pedro, vejo e identifico-me»

«Um tipo levanta-se de madrugada, sai de casa e deixa a companheira de 20 anos e os cinco filhos. Vai à praia. Provavelmente respira fundo. Olha o mar e o nascer do sol. Sente o peso da atitude que vai tomar. Mas decide tomá-la. Fica tudo para trás. A carreira, as entrevistas, a fama, o glamour. A família, os filhos, os amigos. A infância. As memórias. A esperança no futuro. Acaba tudo. É o fim.

Como está a nossa cabeça? Como podemos lidar com os fantasmas que vamos criando na nossa mente? Sobretudo a minha geração, criada na liberdade plena mas que agora, sendo adulta, sente uma clausura com a qual não sabe lidar? Estará o inimaginável cada vez mais presente? A pressão do trabalho, do sucesso, de pagar as contas, dos miúdos, a incerteza… A pressão.

Olho para o Pedro, vejo e identifico-me com muitas destas questões, mais ainda nos tempos que correm. Às vezes, a família, o amor, o sucesso, os amigos estão lá. Mas não estão. Temos por isso de enfatizar a necessidade de tratar a nossa saúde mental. Mais do que nunca, é preciso que os profissionais ligados a esta área estejam mais presentes nas nossas vidas. E sejam mais valorizados. Sem rodeios nem vergonhas. Caso contrário haverá mais Pedros. Muitos mais. DEP Pedro», terminou Paulo Dias.

Pedro Lima, de 49 anos, tinha cinco filhos: João Francisco, de 21 anos, fruto da relação anterior com Patrícia Piloto, e Emma,15, Mia, de 12, Max, de nove, e Clara, de três, frutos da relação atual com Anna Westerlund.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram