Nacional
Paulo Gonçalves

As imagens do adeus ao piloto que morreu no Dakar

Qui, 23/01/2020 - 15:22

Paulo Gonçalves foi homenageado por milhares de pessoas. Os admiradores reuniram-se para dizer adeus ao piloto português, que morreu no Rali Dakar

A última homenagem a Paulo Gonçalves teve lugar em Esposende, esta quinta-feira, dia 23 de janeiro. Milhares de pessoas prestaram reuniram-se para dizer adeus ao piloto português, que morreu no Rali Dakar.

O corpo piloto chegou esta quinta-feira ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com uma hora de atraso. Vários motards aguardavam a chegada do caixão para iniciar uma homenagem. O carro fúnebre foi escoltado pelos motociclistas até Esposende, onde na Avenida Marginal daquela cidade esperam ainda mais motards, que depois seguiram o corpo de Paulo Gonçalves em guarda de honra até à Praça do Município. Milhares de pessoas aplaudiram o carro fúnebre pelas ruas da cidade e junto à Câmara Municipal, onde o presidente da Câmara, António Benjamin da Costa Pereira, presidiu depois a um minuto de silêncio em memória do piloto, de 40 anos.

Depois, o corpo de Paulo Gonçalves seguiu viagem para Gemeses, onde o velório vai decorrer a partir das 16h00. O funeral está marcado para amanhã, sexta-feira, dia 24 de janeiro.

Paulo Gonçalves morreu num acidente no Rally Dakar no dia 12 de janeiro

O piloto português Paulo Gonçalves morreu num acidente no Rally Dakar no dia 12 de janeiro. O acidente aconteceu durante a sétima etapa da importante competição, que este ano decorre na Arábia Saudita. 

Paulo Gonçalves sofreu uma queda fatal de moto. Quando os médicos chegaram encontraram o piloto inconsciente e em paragem cardíaca. A equipa ainda tentou reanimar o piloto, que foi transportado de helicóptero para o Hospital Layla, onde a morte foi declarada. 

Esta era a 13.ª vez que o piloto de motociclismo, natural de Esposende, participava no Dakar. A estreia aconteceu em 2006. Em 2013 chegou a sagrar-se vice-campeão. Além disso, por quatro vezes chegou a terminar a prova nos dez primeiros. 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: João Manuel Ribeiro

Siga a Nova Gente no Instagram