Internacional
Papa Francisco celebra 80 anos hoje!

10 novidades que o Papa Francisco trouxe para a Igreja Católica

Sáb, 17/12/2016 - 12:22

O Papa Francisco completa este sábado 80 anos de vida. Fique a conhecer 10 mudanças introduzidas por ele durante o seu pontificado.

Jorge Bergoglio nasceu há 80 anos, em Buenos Aires. Em 2013, foi eleito 266º Papa, adquirindo o nome de Papa Francisco. Desde que começou o seu pontificado, Francisco tem introduzido várias mudanças na Igreja Católica, muitas das quais chocaram o mundo.

 

Fique a conhecer 10 das novidades trazidas por ele para a Igreja.

 

1. Criou a Comissão de Segurança Financeira no Vaticano, que tem como objetivo coordenar as Autoridades Competentes da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano no que toca à prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao aumento do número de armas de destruição maciça.
2. Autorizou o perdão às mulheres que abortam.
3. Abriu portas para a inclusão na Igreja Católica de divorciados que voltaram a casar ou de casais em união de facto.
4. “A Igreja não é apenas para os bons, para aqueles que parecem bons ou se julgam bons; a Igreja é para todos, preferencialmente para os maus, porque a Igreja é Misericórdia.
5. “Creio que a Igreja não só deve pedir desculpa a uma pessoa gay que tenha ofendido, como também deve pedir desculpa aos pobres, às mulheres abusadas, às crianças exploradas pelo trabalho, e por ter abençoado tantas armas”.
6. Proibiu que as cinzas das pessoas cremadas sejam espalhadas ou conservadas em casa (a Igreja ainda prefere enterrar os mortos, mas aceita a cremação, desde que as cinzas sejam guardadas nos cemitérios).
7. Decretou a expulsão de Bispos que ocultem casos de abusos sexuais de menores e de adultos vulneráveis.
8. Ninguém é excluído de perdão: todos os arrependidos têm o direito de ser perdoados - incluindo reclusos ou mortos com pecados por expiar - e não precisam de ir a Roma.
9. Mudou a postura tradicional de um Papa: trocou os aposentos papais do Palácio Apostólico por um apartamento com dois quartos, na casa de hóspedes do Vaticano; come no refeitório dessa Casa; usa os seus sapatos pretos, em vez dos tradicionais vermelhos dos seus antecessores; a cruz que traz ao peito é de metal e não de ouro e pedras preciosas, como era habitual.
10. Está presente nas redes sociais (por exemplo, tem mais de 10 milhões de seguidores na conta do Twitter “Pontifex”).

Se quiser dar os parabéns ao Papa Francisco, envie um e-mail para PapaFrancisco80@vatican.va!

Parabéns, Papa Francisco!

 

Texto: Mafalda Magrini

Siga a Nova Gente no Instagram