Internacional
Pandemia COVID-19

O relato de uma portuguesa a viver em Itália: «As pessoas estão tristes e desmotivadas»

Dom, 15/03/2020 - 20:30

Apesar de viver no país da Europa que regista mais casos infetados com Covid-19, Inês Braga, atleta profissional, só está em quarentena desde o dia 9 de março.

Inês Braga tem 35 é atleta profissional e treinadora de polo aquático em Verona, Itália.  Apesar de viver no país  da Europa que regista mais casos infetados com Covid-19, a portuguesa só está em quarentena desde o dia 9 de março. Até então, a contenção era alguma mas a vida continuou normal.

«Quando aconteceram os primeiros casos, em Fevereiro, continuamos a treinar. Até que fecharam as piscinas e os ginásios. O último treino na água foi segunda-feira, (dia 9 de março)», conta a jovem atleta. 

O isolamento foi inevitável e, para já, Inês não sai de casa. E é obrigatório permanecer assim: «Controlam as pessoas que saem à rua e só se pode sair em caso de necessidade extrema.» 

Atleta portuguesa alerta para seguir as regras de prevenção 

Para matar o tempo Inês acaba por manter a rotina a que estava habituada…mas fora de água. Faço exercício físico, tento ver a informação na televisão e aproveito para vídeo chamadas com amigos e família e passatempos.»

À sua volta, a atleta assume que o clima não é o melhor mas que as pessoas já se começam a conformar com a situação: «As pessoas estão tristes e desmotivadas, mas chegaram finalmente à conclusão que é o que tem de ser feito para não arrastar esta situação ainda por mais tempo. Quanto a um eventual regresso a Portugal, Inês aguarda indicações do clube: «Assim que me informem, da parte do clube que posso fazê-lo sim.» 

Consciente da situação que se vive em quase todo o mundo, a atleta apela a todos os portugueses: «têm de aproveitar a vantagem de ter o exemplo de outros países, como Itália, que chegaram a um ponto muito avançado por falta de informação e por não acreditarem que se podia chegar a este ponto, continuando com os mesmo hábitos, mesmo sabendo que o vírus estava em circulação. Por isso, têm de se informar e seguir todas as regras e medidas de prevenção.»

Saiba aqui como prevenir a doença Covid-19.

Texto: Lídia Belourico; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram