Sabores
Ovos no frigorífico

Lava os ovos antes de cozinhar? Não devia

Qua, 26/02/2020 - 17:11

«Se lavar um ovo antes de o cozinhar, dado que a casca é porosa, a água pode empurrar as bactérias para dentro do ovo», alerta Amy Leigh Mercree, especialista em saúde

Quando chega à hora de cozinhar, quanto mais limpo melhor, não é? Parece que há casos em que não é bem assim. Quem o garante é Amy Leigh Mercree, especialista em saúde, num artigo da Reader's Digest. No caso dos ovos, lavar pode fazer pior. 

Muitos são os cozinheiros que fazem questão de passar os ovos por água, depois de os tirarem do frigorífico, antes de os cozinharem. A ideia é tirar o lixo ou evitar que fiquem com germes, porém os ovos são um dos alimentos que não deve lavar. 

Lavar remove a barreira protetora do ovo

De acordo com Reader's Digest, existem regulamentos na comercialização dos ovos que obrigam a um lavagem antes da distribuição. Este processo remove a barreira protetora que o ovo tem naturalmente e coloca-lhe uma superfície que impede a entrar de bactérias. 

Por isso, se lavarmos os ovos antes de os cozinhar, estamos a retirar essa película e a permitir que as bactérias entrem. «Se lavar um ovo antes de o cozinhar, dado que a casca é porosa, a água pode empurrar as bactérias para dentro do ovo», alerta Amy Leigh Mercree, especialista em saúde e autora de dez livros, incluindo The Mood Book. Isto agrava quando se usa água fria ou corrente, explica. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: DR

Siga a Nova Gente no Instagram