Internacional
Óscares 2021

Filme de Ana Rocha de Sousa é candidato português à nomeação dos famosos prémios

Seg, 16/11/2020 - 22:40

O filme "Listen", realizado por Ana Rocha de Sousa, é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, nos Prémios da Academia Americana de Cinema.

O filme “Listen", de Ana Rocha de Sousa, é o candidato português a uma nomeação para os Óscares 2021, na categoria de Melhor Filme Internacional, anunciou esta segunda-feira a Academia Portuguesa de Cinema num comunicado enviado à imprensa.

"Listen" foi a longa-metragem mais votada pela Academia Portuguesa de Cinema. Na lista dos quatro filmes pré-seleccionados estavam também: "Mosquito" de João Nuno Pinto; "Patrick" de Gonçalo Waddington e "Vitalina Varela" de Pedro Costa. A votação decorreu entre os dias 2 e 15 de novembro. 

No mesmo comunicado, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, considera que “qualquer um dos quatro nomeados seria um digno representante de Portugal, mas a escolha de uma primeira obra que conquistou Veneza, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, e que rapidamente se tornou no filme português mais visto do ano", apesar do "momento crítico" que país e o mundo atravessam devido à Covid-19.

O sucesso do filme de Ana Rocha de Sousa num contexto pandémico é para Paulo Trancoso "um voto de esperança no talento dos cineastas portugueses, cada vez mais reconhecidos além-fronteiras e acarinhados pelo público nacional.”.

"Listen" é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa e é inspirado num drama real, sobre uma família portuguesa emigrada em Londres, a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante os sistemas social e judicial britânicos.

Numa coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.O filme estreou em setembro no Festival de Cinema de Veneza, em Itália, e arrecadou seis prémios, entre os quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes".

A 93ª edição dos prémios norte-americanos de cinema, os Óscares, está agendada para o próximo 25 de abril de 2021. Os nomeados para a cerimónia que recompensa o melhor da sétima arte serão conhecidos em março. 

Texto: Alexandre Oliveira Vaz; Fotos: Redes Sociais

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram