Moda
Os acessórios mais in do momento

O estilo dos anos 90 regressa à moda em 2020

Dom, 23/02/2020 - 18:50

Elásticos frufru no cabelo, bandoletes altíssimas, corpetes, óculos estranhos, boinas, bolsas de cintura e vestidos em malha de metal, entre tantas outras tendências que pareciam ter ficado presas para sempre no baú do tempo como se fossem tesourinhos deprimentes, saíram dos armários e voltaram a ser usados por todos. Veja o caso de Brad Pitt, que recuperou o uso do chapéu de fita...

A moda dos anos 90 é particularmente única devido à grande variedade de tendências que registou ao longo daqueles anos. Aparecerem as bandas grunge como os Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains, com as suas escolhas relativas à aparência, que «gritavam» «não me importo!», tipificada pelas camisas de xadrez em flanela, jeans rasgados e óculos estranhos. A moda hip-hop também se afirmou, com os jeans muito largos, fatos de treino usados nas ruas e acessórios masculinos.

Por outro lado, o vislumbre de alta-costura usada pela protagonista da série O Sexo e a Cidade, Carrie Bradshaw, que transformou a atriz Sarah Jessica Parker num ícone de moda até aos dias de hoje. E as Spice Girls? Afirmaram o vinil, o sexy e o colorido com recurso ao uso de tonalidades fluorescentes. Celebridades, filmes e programas de televisão nos anos 90 foram a montra mundial das tendências de moda que agora estão novamente a usar-se.

Vestidos em malha de metal

As divas da moda dos anos 90, como Naomi Campbell e Kate Moss, tornaram esta tendência popular, com a assinatura de Versace. Em 2020, Paris Hilton e Kim Kardashian voltam a usá-los.

Bandoletes

Andam outra vez na cabeça de todas as mulheres e... quanto mais altas, melhor. Nos anos 90 nem sequer Hillary Clinton, na altura primeira-dama americana, escapou à febre da bandolete. Nos dias de hoje, usam-se altas e com ornamentos.

Corpetes

Surgiram na década de 90 e causaram um choque. O espartilho antigo, a que foi adicionado um toque de sensualidade, passou a ser uma peça de roupa visível, usada como top. Agora, está outra vez na moda e a artista Camila Cabello é disso exemplo.

Óculos em formatos extravagantes

Uma das imagens de marca de Kurt Cobain eram os seus óculos enormes e... estranhos, o que os tornou muito in naquela década. Em 2020, estão de regresso.

Fato com saia de xadrez

A imagem em cima, do filme Clueless, tornou-se uma referência da moda nos anos 90 e agora está de volta. Sara Sampaio já arrasa com esta inspiração e todas as marcas a estão a incluir nas novas coleções.

Sleeping Dress

Surgiram nos anos 90 e foram considerados muito controversos por parecerem uma camisa de dormir. Volvidos estes anos, nem sequer perderam o nome e estão outra vez na ribalta.

Camisa aos quadrados

Jared Leto, no set do fillme My So-Called Life, em 12 de janeiro de 1995, usava uma camisa aos quadrados, a peça mais popular em meados daquela década. Este padrão está de regresso e invadiu as montras de todas as lojas.

Boina 

Agradeça a Brad Pitt, pois é ele o famoso que está a tornar popular o uso de boina, quer em eventos glamorosos, quer no dia-a-dia. O ator usava-as na década de 90 e foi dos primeiros a voltar a ser fotografado com boina, em 2020. Tal como ele, Matt Damon é também um grande fã de boinas.

Roupa desportiva com logótipos enormes

Muitas celebridades têm adotado este estilo dos anos 90 e esta tendência reavivou até a marca Fila, por exemplo, que estava meio apagada nas preferências de moda. Agora, neste início de década, voltaram a invadir os roupeiros.

Chapéu

O chapéu com fita foi um dos acessórios mais usados pelos homens na década de 90. Já na altura Brad Pitt era um grande fã e não há dúvidas de que continua a sê-lo.

Texto: Eunice Gaspar; Fotos: Impala e DR

Siga a Nova Gente no Instagram