Nacional
O caso que está a chocar Portugal

Mulher que envenenava o filho de 7 anos é presa em ala psiquiátrica

Ter, 02/07/2019 - 21:44

A mulher foi apanhada pela Polícia Judiciária a tentar envenenar o filho, de sete anos, que se encontrava internado no hospital. Agora, está presa numa ala psiquiátrica

O caso da mãe que invejatava veneno no filho está a chocar Portugal. Patrícia R., de 27 anos, bombeira de profissão em Óbidos, não olhou a meios para tentar a reaproximação do ex-namorado.

A mulher foi apanhada pela Polícia Judiciária a administrar clorofórmio no soro do filho, um menino de sete anos, que se encontrava internado no Hospital D. Estefânia. A mãe da criança queria, assim, aproveitar a proximidade do homem à criança, para que este tivesse pena dela e assim reatassem relação. Agora, está presa numa ala psiquiátrica.

Assim que deu entrada no Hospital com o filho, Patrícia R. despertou a atenção dos médicos que acompanharam o caso. Revelava uma personalidade narcisista e o filho piorava sempre que a mãe estava por perto. A condição da criança não tinha qualquer diagnóstico e sempre que apresentava melhorias, piorava logo a seguir.

Em menos de 24 horas, Patrícia é detida pela PJ

Os especialistas do Hospital perceberam que a mulher estava a prejudicar a saúde do filho e assim que o alerta chegou à Polícia Judiciária depressa foi montada uma vigilância discreta no Hospital. Patrícia R. foi detida em menos de 24 horas depois da denúncia e encontra-se presa na unidade de psiquiatria do Hospital-prisão de Caxias.

Os contornos do caso e a forma como a mulher agia, levam os especialistas a acreditar que Patrícia sofre de Síndrome de Munchausen por Procuração, uma forma de abuso infantil em que os progenitores inventam ou causam doenças nos filhos (ou outra pessoa de quem cuidem) para chamar a atenção. Neste caso, a mulher misturava clorofórmio, uma substância tóxica incolor, no soro do filho, que lhe provocava inúmeras paragens cardíacas, para chamar a atenção de um ex-namorado.

O que é Síndrome de Munchausen por Procuração?

Considerada uma doença mental, foi originalmente descrita em 1977 por Roy Meadow, pediatra, que a definiu como sendo uma forma de abuso infantil onde os cuidadores provocam de forma deliberada a existência de uma doença em crianças, atraindo a atenção para si mesmas. Se a pessoa tem esse comportamento consigo mesma, trata-se da síndrome de Münchausen; se os sintomas pertencem a outra pessoa, trata-se da síndrome de Münchausen by proxy. Em 85% dos casos, a mãe é o perpetrador da violência contra a criança, e a taxa de mortalidade entre as vítimas é bastante elevado.

O Síndrome de Munchausen é ainda pouco conhecido e difícil de ser diagnosticado, pelo que não se sabe ao certo o número de pessoas que padecem do mesmo. Os especialistas acreditam que as pessoas que sofreram abusos, durante a infância, são mais propensas a desenvolver esta doença. Leia sobre o caso mais conhecido desta doença no Portal de Notícias Impala.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e DR

Siga a Nova Gente no Instagram