Nacional
O caso que emocionou Fátima Lopes

Irmãos com doença sem cura lançam livro para conseguir comprar viatura

Qui, 04/06/2020 - 11:23

Uma doença degenerativa e sem cura atirou Cristina, Sérgio e Miguel para cadeiras de rodas. Dependem totalmente de ajuda alheia e, agora, na esperança de angariarem dinheiro para uma viatura adaptada, lançaram um livro que conta a história de vida que emocionou Fátima Lopes

Cristina, Sérgio e Miguel Lifôro são três irmãos que vivem em Vila Verde de Ficalho, uma pequena aldeia alentejana em Serpa. Todos na casa dos 20 anos, seriam apenas uma família que vive na tranquilidade do campo. Porém, uma doença degenerativa que não tem cura faz com que esta aldeia seja como um fim do mundo para estes irmãos que vivem com uma pequena pensão de invalidez.

«Esta é uma história que nos deveria envergonhar a todos», foi assim que este caso foi descrito no programa da TVI de Ana Leal. A jornalista não ficou indiferente ao caso e emitiu, em fevereiro deste ano, uma reportagem que comoveu Portugal de norte a sul.

A doença atirou Cristina, Sérgio e Miguel para cadeiras de rodas. Dependem totalmente de ajuda alheia, que, muitas vezes, tem sido a substituta ao que era suposto ser feito pelo Estado. Ataxia de Friedreich: este foi o diagnóstico feito aos três irmãos. Cristina foi diagnosticada aos 15 anos, Miguel foi detetado aos 11 anos e Sérgio tinha apenas nove anos quando os médicos se aperceberam da gravidade da situação.

Fátima Lopes rendida à força da «guerreira» Cristina

Os desequilíbrios a andar foram os primeiros sintomas. No início, os médicos apontavam como sintomas «normais» do crescimento, mas o agravamento das dificuldades apontaram para esta doença rara e degenerativa.

De acordo Eurordis, a Ataxia de Friedreich é «uma doença genética e progressiva do sistema nervoso central em que os sintomas genéricos são dificuldades de equilíbrio, falta de coordenação e, gradualmente, dificuldades na articulação das palavras».

Este diagnóstico tocou no coração de Fátima Lopes, que fez questão de levar os três irmãos de Vila Verde de Ficalho ao programa A Tarde é Sua, na TVI, também em fevereiro. A apresentadora ficou rendida à força da «guerreira» Cristina e amparou-lhe as lágrimas sempre a emoção tomou conta da jovem.

Foi com esta força que a irmã dos gémeos Sérgio e Miguel procurou soluções para travar a doença no mundo inteiro. Atualmente, ainda não existe uma cura conhecida. Sem possibilidades financeiras e sem ajudas do Estado, a jovem conquistou a solidariedade do povo português e alguns dos objetivos que tinha traçado. A sua luta, porém, ainda não terminou.

Destino Meu, o primeiro livro de Cristina Lifôro

Sem conhecer o significado da palavra «desistir», Cristina lançou, agora, o primeiro livro. Livro com o qual espera angariar ajudas para comprar um carro adaptado imprescindível para a família. Destino Meu é uma pequena biografia de Cristina Lifôro, em que relata, em primeira mão, como a sua vida desmoronou ao descobrir que padecia de uma doença neurológica, rara e mortal.

Neste momento, o foco da família é conseguir adquirir uma viatura adaptada, que permita as deslocações necessárias, seja para tratamentos, seja para poder ver o mundo, fora da localidade de residência.

O lançamento oficial do livro está para breve e Cristina e já está ao alcance de todos. Se, tal como Fátima Lopes e Ana Leal, gostaria de ajudar Cristina, Miguel e Sérgio poderá comprar a sua cópia deste livro enviando uma mensagem para a página de Facebook Ajuda-me a Voar.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Facebook e TVI

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram