Realeza
O caldo está entornado

William e Harry não se falam, nem por mensagem

Qui, 21/11/2019 - 15:01

Os príncipes William e Harry continuam de costas voltadas. Fonte próxima da Casa Real inglesa afirma os irmãos nem sequer trocam mensagens

Os príncipes William e Harry continuam de costas voltadas e a zanga parece não ter fim à vista. No passado mês de setembro que o príncipe Harry e Meghan Markle viajaram até à África do Sul e a visita oficial dos duques de Sussex deu origem a um documentário, 'Uma Aventura Africana', realizada pelo jornalista Tom Bradby. Foi no decorrer dessa peça que o pai de Archie, de seis meses, revelou que a sua relação com o irmão mais velho, o duque de Cambridge, já viu melhores dias.

«Nós somos irmãos e seremos sempre irmãos. Certamente que, de momento, estamos em caminhos diferentes, mas eu estarei sempre lá para ele e sei que ele estará sempre lá para mim. Não nos vemos tanto como antes porque estamos muito ocupados, mas gosto muito dele e a maior parte [dos rumores sobre alegadas zangas] são inventados. Como irmãos, temos dias bons e dias maus»,  revelou na altura.

Os filhos da princesa Diana encontraram-se no dia 10 de novembro, na cerimónia do Remembrace Day, uma homenagem a todas as vítimas de guerra e aos veteranos das Forças Armadas do Reino Unido, e a distância entre os dois foi notória e merecedora de destaque em toda a imprensa mundial.

Apesar de os especialistas em realeza terem justificado o distanciamento entre William e Harry com a posição que ocupam na linha de sucessão ao trono de Inglaterra, que os obriga a colocarem-se em pontas opostas em relação à rainha Isabel II, uma fonte próxima da Casa Real britânica revelou à revista People que, de facto, continua a não existir qualquer tipo de relação entre os dois irmãos.

«Ainda não existiu, de todo, uma mudança. Nada mudou! Eles não se falam, nem trocam mensagens», garantiu a fonte à publicação.

William considera que Harry e Meghan não têm respeitado as regras da família real britânica

William, de 38 anos, e Harry, de 35, sempre tiveram uma relação muito próxima e cúmplice, mas tudo parece ter mudado com a chegada de Meghan Markle à vida do irmão mais novo do duque de Cambridge. A discórdia entre os dois começou com o pedido de casamento de Harry a Meghan: os dois estavam juntos há pouco mais de um ano e William considerou o pedido precipitado. O marido de Kate Middleton não escondeu a sua opinião, mas o amor falou mais alto, Harry foi em frente e parece não ter dado importância à opinião do irmão mais velho, algo que fazia até à data.

Os duques de Sussex trocaram alianças no dia 19 de maio de 2018 e mudaram-se para o Palácio de Kensington, a residência oficial onde já viviam os duques de Cambridge. No entanto, a convivência entre os dois casais não devia estar a ser a melhor e Meghan e Harry decidiram mudar-se para Frogmore Cottage. Na altura, os dois justificaram a mudança com o facto de quererem ter mais privacidade e construir uma casa de família.

A principal razão do desentendimento entre William e Harry chama-se Meghan Markle. Os dois irmãos sempre foram muito diferentes: o William mais sério e empenhado nos deveres reais, o Harry mais extrovertido e descontraído em relação às suas responsabilidades. Mas agora o filho mais novo da princesa Diana e a mulher têm estado no centro das atenções dos meios de comunicação britânicos devido à forma irreverente e pouco convencional como têm levado a vida. A duquesa de Sussex tem quebrado o protocolo real por diversas vezes e o príncipe Harry parece não se preocupar muito com a situação. Aliás, o duque de Sussex defende e apoia incondicionalmente a mulher.

William considera que Harry e Meghan não têm respeitado as regras da família real britânica e que não levam a sério o estatuto que têm. É por isso mesmo que Harry afirma que os dois «estão em caminhos diferentes e fases diferentes» da vida.

No entanto, Kate Middleton parece ter vontade de tentar resolver as coisas. Uma fonte próxima da família real britânica confidenciou que a duquesa de Cambridge está preocupada com Meghan Markle, tem sido alvo de duras críticas por parte da imprensa britânica, e liga-lhe todos os dias para a apoiar e aconselhar. 

Meghan e Harry tentam afastar-se da pressão mediática

Os duques de Sussex estão prestes a viajar até aos Estados Unidos da América para passar o Dia de Ação de Graças com Doria Ragland, a avó materna do pequeno Archie. Esta viagem vai servir também para Meghan e Harry se afastarem da pressão mediática, dos compromissos reais, e procurarem aconselhamento especializado para conseguirem lidar com a imprensa da melhor forma. 

Sabe-se também que os pais de Archie ponderam passar o Natal, pela primeira vez, longe de Sandringham, onde costumam celebrar a quadra natalícia na companhia da rainha Isabel II e do resto da família real britânica. Mas o assunto que está realmente a preocupar a Casa Real e os britânicos é o facto de haver a possibilidade de os duques de Sussex saírem definitivamente do Reino Unido e mudarem-se para a terra natal da ex-atriz.

O filho mais novo do príncipe Carlos quer comprar uma casa em território norte-americano, só não se sabe ao certo se será um refúgio, ou se passará a ser esta a residência oficial dos duques de Sussex.

Esta viagem até aos Estados Unidos da América vai ser determinante para o futuro do príncipe Harry e Meghan Markle. A pressão mediática está a afetar o casamento e, recentemente, o filho da princesa Diana acusou a ex-atriz de ser a responsável pelo afastamento da família real britânica numa discussão acesa que acabou por levar Meghan a sair de casa com Archie. Os dois resolveram o conflito, mas assumiram que é urgente afastarem-se da realeza por uns tempos para salvarem o casamento.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram