Internacional
O adeus a George Michael

Uma vida de sucessos e polémicas

Seg, 26/12/2016 - 16:45

George Michael era um dos grande nomes da música internacional. Morreu este domingo, aos 53 anos.

Georgios Kyriacos Panayiotou, filho de um restaurador cipriota e de uma dançarina britânica. Nasceu a 25 de junho de 1963 em East Finchley, norte de Londres. Morreu este domingo aos 53 anos, numa das suas propriedades em Oxfordshire, em Inglaterra. O seu agente, Michael Lippman, revelou que o cantor foi encontrado morto na cama, depois de um ataque cardíaco.

George Michael, como era conhecido no mundo artístico, iniciou a sua carreira em 1981, criando o duo Wham! com o colega de escola Andrew Ridgeley. Depois de vários sucessos - como Wake Me Up Before You Go-Go e Last Christmas - abandonou o grupo dedicando-se à sua carreira a solo.

Ainda em 1984 lançou, a solo, um dos seus maiores sucessos, Careless Whisper. Daí em diante foram vendidos cerca de 100 milhões de álbuns, dedicando a sua carreira ao pop, R&B, pop dance, pop rock e soul. Também nos anos 80 popularizou a moda das calças rasgadas e de um brinco em forma de cruz numa orelha. Atualmente estava a preparar um novo documentário que seria lançado em março de 2017, intitulado Freedom. A sua última publicação no facebook oficial está relacionada com este documentário, onde foi referido que o cantor estava a realizar os últimos retoques deste novo projeto.

Contudo George Michael teve uma vida cheia de polémicas e de oposição ao poder. Entre condenações de prisão por atentado ao pudor ou por conduzir sob o efeito de drogas, o cantor nunca passou despercebido. Em 1990 abre um processo contra a editora Sony, o qual acaba por perder. O ano de 2011 foi crítico para o britânico que foi hospitalizado em Viena, devido a uma pneumonia. Já durante o ano de 2015 foi internado numa clínica na Suíça, onde lutou contra o consumo de drogas. Ao longo da sua vida opôs-se contra os poderes de Margaret Thatcher, Tony Blair e George W. Bush.

O cantor assumiu a sua homossexualidade, algo que disse não ter sido benéfico para a sua carreira. Em 2005 anunciou o noivado com Kenny Goss, contudo a relação terminou em 2009, sem a concretização do casamento. Durante este mês de Dezembro tinham surgido notícias de que ambos tinham feito as pazes e se estavam a reaproximar. Atualmente namorava com Fadi Fawaz.

Recorde-se que George Michael passou uma vez por Portugal em concerto, a maio de 2007.

Texto: Pedro Ramos Bichardo | Fotos: D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram