Saúde e Beleza
Nutrição

Vegetais ou legumes

Sáb, 03/04/2021 - 09:10

Vegetal é um conceito mais amplo do que legume, porque o vegetal também significa a planta.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Legumes podem ser grãos que nascem em vagens, como ervilhas, feijão, fava, etc., qualquer produto hortense, de que se aproveitam na alimentação as folhas, as raízes, os bolbos, os talos e, de um modo geral, toda a hortaliça ou verdura.

A maior diferença entre as verduras e os legumes é a parte comestível da planta. Nas verduras, a parte comestível são suas folhas ou flores, enquanto nos legumes a parte comestível são os frutos e as sementes.

Para algumas pessoas, «sopa de legumes» e «sopa de vegetais» são expressões sinónimas. Esta equivalência ter-se-á gerado com a influência da expressão inglesa “vegetable soup”, cuja tradução em português é «sopa de legumes».

Numa utilização mais minuciosa, «sopa de vegetais» é aquela que usa componentes para além daqueles que designamos por legumes.

De qualquer modo, as designações de «sopa de legumes» ou «sopa de vegetais» lembram aos possíveis interessados que estas sopas não contêm carne ou peixe.

Entre os legumes, os brócolos são reis. Esta verdura tem cálcio, folato, fibra, potássio e diversos fitonutrientes que podem ajudar a prevenir doenças cancerosas, cardíacas e diabetes. Além disto, os brócolos também são ricos em vitamina C e são uma fonte de betacaroteno, um excelente antioxidante.

Continuando nos legumes, outro campeão de saúde é o espinafre. Este vegetal é rico em vitamina A, folato, cálcio, magnésio, riboflavina (ou seja, a vulgar vitamina B2), além das vitaminas B6 e C. Tal como os brócolos, os espinafres possuem compostos que ajudam a tornar mais forte o sistema imunitário e a combater alguns tipos de cancro.

Há ainda uma vantagem acrescida nos vegetais em geral: além de serem frescos e saborosos e terem vitaminas e minerais, não engordam e podem perfeitamente fazer parte de regimes de emagrecimento.

Aproveitando os benefícios e fazendo bom aproveitamento dos vegetais e dos legumes na sua dieta saudável, recorde-se que para emagrecer não é preciso passar fome, e sim saber comer.

 

 

 

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Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

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