Saúde e Beleza
Nutrição

Vegetais, legumes e pão

Sáb, 18/04/2020 - 09:05

Vegetal é um conceito mais amplo do que legume, porque o vegetal também significa a planta. Legumes podem ser grãos que nascem em vagens, como ervilhas, feijão, fava, etc., qualquer produto hortense, de que se aproveitam na alimentação as folhas, as raízes, os bolbos, os talos e, de um modo geral, toda a hortaliça ou verdura.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A maior diferença entre as verduras e legumes é a parte comestível da planta. Nas verduras, a parte comestível são suas folhas ou flores, enquanto nos legumes a parte comestível são os frutos e as sementes. Para algumas pessoas, «sopa de legumes» e «sopa de vegetais» são expressões sinónimas. 

Numa utilização mais minuciosa, «sopa de vegetais» é aquela que usa componentes para além daqueles que designamos por legumes. De qualquer modo, as designações de «sopa de legumes» ou «sopa de vegetais» lembram aos possíveis interessados que estas sopas não contêm carne ou peixe.

Os vegetais em geral são frescos e saborosos e, além de terem vitaminas e minerais, não engordam e podem perfeitamente fazer parte de regimes de emagrecimento.

Uma das coisas que preocupa as pessoas numa alimentação saudável é saber se podem ou não comer pão. O pão só engorda se abusarmos do seu consumo, como de resto acontece com todos os alimentos. Desde que haja equilíbrio e não se coma em excesso, ou seja, desde que não se ingira mais calorias do que aquelas que gastamos, conseguimos permanecer saudáveis.

Uma alimentação equilibrada deve conter os hidratos de carbono suficientes, não em excesso, e sim ser pobre em gorduras e açúcar. Portanto, se comer massa, tenha cuidado com o consumo de pão, e vice-versa.

Por outro lado, os hidratos de carbono de absorção lenta, como é o caso do pão, fornecem energia ao organismo durante várias horas, sendo ideais para o pequeno-almoço, além de equilibrarem os níveis de açúcar no sangue e ajudarem a saciar a fome.

A fibra presente no pão, principalmente o integral ou de mistura, também contribui para a sensação de saciedade, ao mesmo tempo que regula o processo digestivo e previne a prisão de ventre.

Por tudo isto, pode comer um pouco de pão ao pequeno-almoço e muitos vegetais ao almoço e ao jantar, e recorde-se que para emagrecer não é preciso passar fome, e sim saber comer.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram