Saúde e Beleza
Nutrição

Um doce Natal com pouco açúcar!

Qui, 05/12/2019 - 08:00

Nesta altura são muitos os erros alimentares que a quadra natalícia convida a cometer. Muito açúcar, muitos fritos e muito álcool. E tudo em grande quantidade, e com muitas calorias.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Mas não é só de calorias que se trata quando se fala do equilíbrio a ter durante as festas. Para bem da saúde em geral, fugir aos excessos, às gorduras, aos fritos e ao açúcar sobre todas as formas é fundamental.

O Natal não deixa de ser saboroso se eliminarmos as rabanadas, as filhoses e outros fritos tradicionais. Este ano decida fazer apenas os doces de colher, como a aletria, arroz doce, farófias, leite-creme e pudins.

O segredo está nos ingredientes e nas quantidades utilizadas.  Faça as sobremesas com leite magro em vez de gordo.

Tem todo o sabor, deixa os pratos à mesma aveludados, com apenas uma fração da gordura.

Quanto ao açúcar, as receitas têm tendência para abusar na quantidade! O ideal é esquecer as medidas indicadas e ir adicionando o doce pouco a pouco, e ir provando até chegar a um paladar agradável. Também neste caso pode chegar a poupar metade do açúcar que usaria normalmente.

No que toca o leite-creme, ainda pode prescindir do açúcar queimado por cima e polvilhar antes com canela em pó, tal como faz com o arroz doce e a aletria. Para as farófias, troque o calórico doce de ovos por um leite-creme suave.

Uma refeição de Natal, copiosa, pode representar comer mais do dobro, ou mesmo do triplo, de calorias que o seu corpo necessita para um só dia. E isso tem um efeito péssimo para a saúde. Esforça demasiado o organismo e causa um pico de açúcar no sangue que conduz à libertação de insulina do pâncreas.

Se ingerir alimentos em excesso e ricos em gorduras, irá libertar certas proteínas que agravam os estados inflamatórios.

Esses estragos podem ser observados com recurso à tecnologia de ultrassons, em menos de uma hora após qualquer refeição pouco saudável, e aumenta grandemente o risco de sofrer de um ataque cardíaco nas 26 horas seguintes.

Os resultados da investigação científica apontam para um aumento dos níveis de hormonas noradrenalinas, que aumentam a tensão arterial e a frequência cardíaca.
E depois há o problema do aumento de peso!

Mas comer uma vez em excesso não quer dizer que irá ganhar peso de forma permanente. No entanto, nesta época natalícia de fartura e festividade, pode significar alguns quilos a mais que terá de perder em 2020. Saiba que as pessoas pesam cerca de 0,5% mais 10 dias após o Natal, do que nos 10 dias antecedentes!

O aconselhamento clínico de um nutricionista fará com que o seu corpo, para lidar com todos esses nutrientes em excesso, os saiba utilizar como fonte de energia e não os armazene como gordura.
E isto não só no Natal, mas durante o ano todo.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram