Artigo de opinião
Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista
É um facto evidente que a população dos países desenvolvidos vive cada vez mais anos. A expectativa de vida de um português nascido em 1920 seria de, apenas, 35 anos; em 1950, de 55 para os homens e de 61 para as mulheres; em 2000 subiu para 73 e 80 anos, respectivamente.
E continua a aumentar devido em primeiro lugar à prevenção contra o envelhecimento precoce. Mas também à:
-
melhoria geral das condições sanitárias a todos os níveis;
-
à grande diminuição da mortalidade perinatal (com idade inferior a 7 dias);
-
à eficácia dos antibióticos para curar doenças infecciosas;
-
aos avanços da cirurgia;
-
ao desenvolvimento de novos fármacos.
Atualmente as causas de morte estão principalmente ligadas a problemas cardiovasculares devido ao excesso de gordura em consequência de maus hábitos alimentares e ao tipo de vida (sedentarismo), na sua maioria, sendo por isso passíveis de prevenção e/ou modificação.
O cancro e as doenças degenerativas tipo Parkinson e Alzheimer, que anteriormente tinham pouca incidência porque a maioria das pessoas morria mais cedo de outras patologias, também constituem causas importantes de morte, mas muito menos do que o excesso de peso e de gordura, e o excesso de radicais livres no organismo.
Como consequência do envelhecimento da população, apareceu há cerca de 20 anos nos Estados Unidos a chamada medicina “Anti-Aging”, cujo conceito preventivo “Anti-Envelhecimento” vimos desenvolvendo e adaptando em Portugal, na nossa clínica da Parede, sob o nome de “Smart-Aging”.
Ao contrário da Geriatria, cujo conceito se baseia apenas na idade cronológica, a “Smart-Aging” dissocia a idade cronológica da idade biológica, visando retardar esta em relação àquela.
A idade biológica ilustra o “estado” das artérias, dos ossos, dos músculos, das glândulas endócrinas, do sistema nervoso, do sistema imunitário, das capacidades motoras, das capacidades intelectuais, etc.
A “Smart-Aging”, como valência preventiva do envelhecimento precoce, tem como principal objectivo retardar a evolução da idade biológica e tem como potenciais alvos, os indivíduos com idade igual ou superior a 35-45 anos.
Tire as suas dúvidas
Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.
O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.
Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®
Siga a Nova Gente no Instagram
