Saúde e Beleza
Nutrição

Salada de verão, simples, refrescante e boa para o coração

Qui, 29/08/2019 - 08:00

Esta é uma salada de verão, gulosa, mas saudável, completa e perfeitamente equilibrada, com a vantagem de poder constituir, só por si, uma refeição.

Artigo de opinião

Por Tomás Barbosa, Nutricionista

Hoje venho propor-vos uma salada de quinoa, rúcula, pepino, queijo fresco de cabra e hortelã, uma receita fácil de preparar, excelente para o coração, é barata e leva pouco tempo a estar pronta para ser logo consumida, para levar para a praia, ou guardar para quando nos apetece comer qualquer coisa.

Ingredientes:
Quinoa crua (30 g);
Rúcula (30 g);
Queijo fresco de cabra (30 g);
Pepino (30 g);
Hortelã fresca;
Pimenta.

Preparação:
- Coza a quinoa como indicado na embalagem (cerca de 10 minutos). Não se esqueça de a lavar e fazer escorrer para retirar os resíduos de saponina (um inseticida naturalmente presente na pele da quinoa, que a protege dos pássaros e dos insetos pois torna-a amarga).

- Corte o pepino e o queijo fresco de cabra em cubos.

- Separe as folhas de hortelã do seu caule e rasgue-as.

- Colocar tudo num grande prato de salada, misture as folhas de hortelã e a rúcula.

- Agora é só juntar a pimenta e está pronta a comer!

Esta é uma salada de verão, gulosa, mas saudável, completa e perfeitamente equilibrada, com a vantagem de poder constituir, só por si, uma refeição.

A quinoa fornece uma quantidade moderada de hidratos de carbono e é ao mesmo tempo uma importante fonte de proteínas. Não nos esqueçamos que a quinoa é um alimento um pouco especial: a sua riqueza em proteínas torna-a particularmente saciante em comparação com outros alimentos, dando uma maior sensação de saciedade e assim evita-se comer em demasia durante a refeição.

Sentimo-nos mais rapidamente "cheios", por isso comemos menos, favorecendo assim o controlo e mesmo a perda de peso.

A rúcula e o pepino permitem-nos fazer o pleno de legumes, e, portanto, de vitaminas e de minerais.

O queijo fresco de cabra faz-nos beneficiar da sua riqueza em proteínas e cálcio, sendo mais facilmente digerido que os outros queijos à base de leite de cabra, mais ou menos curados.
Quanto à hortelã, traz-nos em primeiro lugar frescura e ligeireza. Acompanha muito bem com o pepino, a quinoa e ainda o queijo fresco de cabra.

No verão, as altas temperaturas dão-nos sede e temos menos vontade de comer. A vantagem desta receita é ser feita à base de alimentos leves, ricos em água (o pepino e a rúcula) e refrescantes (a hortelã e o pepino). Exatamente o que necessita o nosso corpo!

Para a saúde do coração, evite tanto quanto possível juntar sal, quer tenha ou não uma doença cardiovascular. Por isso a receita sugere antes juntar pimenta e ervas frescas (a hortelã) que têm a vantagem de fazer sobressair naturalmente o sabor dos alimentos.

É também por isso que substituí o queijo de cabra em tronco (que faz parte dos queijos ricos em sódio) por queijo de cabra fresco. Com efeito, este é 3 vezes menos rico em sal que o habitual tronco, e até é mais saboroso.

Bom apetite!

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram