Saúde e Beleza
Nutrição

Reforçar a higiene alimentar

Sáb, 04/04/2020 - 09:10

Nesta altura é importante aumentar os cuidados de higiene e qualidade alimentar, não só por parte da indústria agroalimentar para o armazenamento dos produtos, mas também das empresas distribuidoras e de abastecimento, onde ainda se incluem os serviços de logística no ramo e os de entrega de alimentos/refeições ao domicílio.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Tais regras sanitárias, já particularmente estritas no universo alimentar, exigem medidas de prevenção especialmente recomendadas no combate ao alastramento desta pandemia que chegou a Portugal e que partirá tão breve quanto mais formos cautelosos.

Como complemento das regras de saneamento, limpeza e higiene dos locais que ocupamos, devemos reforçar os nossos cuidados preventivos na utilização e frequência de espaços comuns.

É muito importante guardar uma distância mínima de mais de 1 metro entre as pessoas, respeitando as normas recomendadas pela DGS sobre distâncias de segurança. Devem-se evitar ao máximo os contactos físicos interpessoais, nomeadamente com o pessoal que trabalha em supermercados e mercados agroalimentares, sem esquecer os intervenientes no circuito de distribuição alimentar.

Nunca será demais escutar e respeitar os apelos feitos sobre o caráter imperativo do respeito às barreiras impostas, tais como a saudação à distância e, claro está, a limpeza regular das mãos.
Comprar alimentos é uma das raras permissões existentes que justificam sair de casa... e igualmente por isso uma das principais ocasiões de transmitir ou “apanhar” o coronavírus, mas não devido à alimentação pois o risco de contaminação pela via alimentar é muito reduzido.

Como muitas pessoas se encontram agora em casa em isolamento, forçado ou voluntário, obrigadas a levarem uma vida mais sedentária, e mais aborrecida, têm tendência para comer mais e descurar a qualidade com alimentos pré-feitos, congelados e enlatados, muitos bolos porque têm mais tempo e muitas sandes porque é mais simples, o meu conselho é – NÃO TROQUE UMA DOENÇA POR OUTRA! A obesidade, direta ou indiretamente, já matou muito mais no mundo do que alguma vez o COVID-19 o poderá vir a fazer!

A Clínica do Tempo® encerrou temporariamente as suas portas, mas mantém-se ativa para que possa continuar a ter acesso a todos os nossos programas anti-envelhecimento e anti-gordura e anti-stresse, com o mesmo nível de excelência e qualidade e a máxima segurança.
Mantenha-se sempre em boa saúde.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram