Saúde e Beleza
Nutrição

Pela sua vida, perca peso!

Sáb, 30/04/2022 - 09:10

Em Portugal, os números da prevalência nacional para o excesso de peso e a obesidade são preocupantes.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Sabia que quase 1/5 das mortes por todas as causas, resultam de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames? E que essas doenças têm por causa primeira a acumulação de gordura em todo o corpo humano?

Em 2019, os últimos dados, mais de 36% dos portugueses tinham excesso de peso e quase 17% estavam obesos, representando mais de metade da população adulta (>18 anos). A obesidade afeta relativamente mais as mulheres do que os homens, como acontece com todas as doenças, em geral. E também deve ser prestada uma atenção especial ao peso e à obesidade infantil, embora se verifique em Portugal com agrado que há uma tendência de diminuição nas nossas crianças.

A maioria dos portugueses continua a ter uma alimentação desequilibrada e tem falta de actividade física, o que explica o excesso de peso e de gordura nacional.

Nunca é demais alertar para os perigos de um grande perímetro abdominal, ou seja, uma grande barriga. Se os números acima, por si só, já são preocupantes, tornam-se quase dramáticos quando são traduzidos no risco cardiovascular que os portugueses têm, avaliado com base no perímetro da cintura, que é uma medida da quantidade de gordura acumulada na região abdominal. Esta gordura no nosso corpo produz diversas enzimas e reacções que são prejudiciais à saúde, principalmente ao nível cardiovascular.

Algumas pessoas encaram a obesidade apenas como um problema estético, no entanto todas deveriam encará-la antes como um problema de saúde.

Se o seu peso está dentro dos parâmetros normais para a sua altura, mas mesmo assim tem aumento do perímetro abdominal, pode cuidar já desse problema recorrendo à “lipoaspiração” não-invasiva para diminuir a barriga e a cintura sem dor, sem anestesia e sem necessidade de tempo de recuperação, sem os perigos de uma intervenção cirúrgica, como no caso de uma lipoaspiração tradicional.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram