Saúde e Beleza
Nutrição

Os legumes secos poderão ser a salvação do mundo

Qui, 21/11/2019 - 08:00

As leguminosas prestam um importante contributo à segurança alimentar e constituem um alimento essencial para a luta contra a fome no mundo.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Antigamente, as leguminosas (plantas cujos frutos estão contidos numa vagem: lentilhas, ervilhas, favas, feijões...) ocupavam um lugar central na alimentação. Forneciam energia aos que trabalhavam no campo, mas, após o êxodo rural, perderam a sua popularidade, nomeadamente em benefício da carne.

Contudo, as evoluções demográficas e os constrangimentos ambientais atuais favorecem o seu retorno nos nossos pratos.

As leguminosas podem ser armazenadas por longo tempo, até mais de um ano, sem perder o seu alto valor nutritivo. Por isso se encontram disponíveis, em todas as estações, nas prateleiras dos supermercados, mesmo fora de época.

Exigem pouca água, contrariamente às outras fontes de proteínas que chegam a necessitar de 3 vezes mais quantidade de água para serem produzidas e preparadas. Os legumes secos têm a capacidade de poderem ser cultivados em solos pobres e pouco irrigados, até mesmo em ambientes semi-áridos.

As leguminosas são economicamente acessíveis, tanto para os produtores como para os consumidores. Também favorecem a agricultura sustentada pois têm a capacidade de fixar o azoto, permitindo melhorar a fertilidade dos solos e, assim, melhorar e aumentar a produtividade das terras agrícolas e lutam contra as transformações climáticas pela sua pegada ecológica, nomeadamente a fraca emissão de carbono. 

Não contêm colesterol e são pobres em gorduras. Pelo contrário são ricas em nutrientes, designadamente o ferro e o zinco, e ricas em fibras. O seu índice glicémico é baixo e não contêm glúten.

Todas estas vantagens nutricionais ajudam a reequilibrar os regimes alimentares ocidentais à escala mundial, geralmente demasiado ricos em proteínas animais e pobres em fibras.

As leguminosas prestam um importante contributo à segurança alimentar e constituem um alimento essencial para a luta contra a fome no mundo.

Por tudo isto, não as esqueça na sua dieta! Para a/o ajudar nesse sentido consulte um Nutricionista que, melhor que ninguém, saberá elaborar um Plano Alimentar perfeitamente ajustado às suas necessidades como parte de um completo Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental que lhe permitirá controlar o peso e perder gordura, para sempre e para a melhoria da sua saúde global.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram