Saúde e Beleza
Nutrição

Os legumes fazem bem a todo o mundo

Sáb, 20/11/2021 - 09:10

Na linguagem corrente, chamamos legumes às plantas que se usam na alimentação.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A parte comestível pode ser a raiz (cenoura, beterraba), o tubérculo (batata), o bolbo (cebola), o fruto (tomate, pepino), a flor (alcachofra, couve-flor), as folhas (alface), o talo (alho-francês) ou o grão (milho).

As leguminosas (plantas cujos frutos estão contidos numa vagem: lentilhas, ervilhas, favas, feijões...) podem ser armazenadas por longo tempo, até mais de um ano, sem perder o seu alto valor nutritivo. Por isso se encontram disponíveis, em todas as estações, nas prateleiras dos supermercados, mesmo fora de época.

Exigem pouca água e são economicamente acessíveis, tanto para os produtores como para os consumidores.

Também favorecem a agricultura sustentada pois têm a capacidade de fixar o azoto, permitindo melhorar a fertilidade dos solos e, assim, melhorar e aumentar a produtividade das terras agrícolas.

Os legumes são um grande aliado vegetal contra as transformações climáticas pela sua pegada ecológica, nomeadamente a fraca emissão de carbono, e constituem um alimento essencial para a luta contra a fome no mundo.

No que diz respeito à nossa saúde pela alimentação, não contêm colesterol e são pobres em gorduras. Pelo contrário são ricas em nutrientes, como o ferro e o zinco, e ricos em fibras. O seu índice glicémico é baixo e não contêm glúten.

Todas estas vantagens nutricionais ajudam a reequilibrar os regimes alimentares ocidentais à escala mundial, geralmente demasiado ricos em proteínas animais e pobres em fibras.

Porque os legumes prestam um importante contributo à segurança alimentar não as esqueça na sua dieta! Nesse sentido consulte um Nutricionista que, melhor que ninguém, saberá elaborar um Plano Alimentar perfeitamente ajustado às suas necessidades como parte de um completo Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental. Tudo isto lhe permitirá controlar o peso e perder gordura, para sempre e para a melhoria da sua saúde global.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

 

Siga a Nova Gente no Instagram