Saúde e Beleza
Nutrição

Os custos da obesidade

Sáb, 20/05/2023 - 09:10

É sabido que, no nosso panorama nacional, a obesidade, o excesso de peso e de gordura, continuam a ganhar terreno. De tal forma que se trata de um problema de saúde pública que urge inverter.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A obesidade é uma pandemia que se relaciona e promove outras doenças, de entre as quais destaco a diabetes, hipertensão arterial, doenças osteoarticulares, alguns tipos de cancro e, aquela que mais mata e incapacita em Portugal, o acidente vascular cerebral devido ao excesso de peso e de gordura. Pela doença em si e por tudo que se relaciona com ela, a obesidade é um dos problemas de saúde que mais recursos financeiros exige ao Estado e aos doentes que dela sofrem.

Tendo em conta isto, faz todo o sentido que olhe para este problema de saúde de uma forma economicista, pois os custos com a doença são elevados e variados. São também custos para a sociedade através dos impostos a pagar, e são custos para os doentes, aumentando as despesas com tratamentos, consultas e medicação.

A consequente perda de qualidade de vida conduz a que, muitas vezes, exista a necessidade de contratar pessoas para auxiliar nas tarefas do dia-a-dia. Leva igualmente ao aumento do absentismo, com a correspondente repercussão no salário. E reduz significativamente a esperança média de vida.

Desta forma, as pessoas obesas e com excesso de gordura, ativas profissionalmente, acabam por ter salários mais baixos e custos de saúde bem mais elevados quando comparados a trabalhadores saudáveis. Nas últimas estatísticas, o total de dias de ausência ao emprego por incapacidade, estimou-se em cerca de 70% devido à obesidade ou suas doenças relacionadas.

Vemos assim que a obesidade, o excesso de peso e de gordura, é das doenças mais caras para a sociedade, constituindo progressivamente a maior causa de morte e de incapacidade ao nível da saúde, e vai matando gradualmente... Daí chamar-se, doença silenciosa!

No entanto, é uma doença que na sua génese apresenta fatores comportamentais, logo claramente evitáveis por todos.

Por isso, não restam dúvidas que se tem peso a mais e excesso de gordura, deve investir já hoje em si, no aumento da sua qualidade de vida para o amanhã e na melhoria imediata da sua saúde.

Combater a obesidade é fácil e não custa; não fazer nada é a solução mais cara.

 

 
 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram