Artigo de opinião
Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista
De facto a obesidade é um mal muito mais frequente na nossa sociedade e tem um impacto muito maior a nível mundial e um efeito mortal mais comum.
Ciclicamente aparecem vírus que geram o pânico entre as populações que criam a necessidade de uma vacina salvadora que sempre acaba por aparecer, felizmente.
Entretanto, convém manter e incrementar todos os cuidados e bons comportamentos habituais e recomendáveis, que devem existir permanentemente em todos nós para a promoção, manutenção e proteção da nossa saúde em geral. Esses cuidados incluem não só a higiene pessoal, mas igualmente a higiene alimentar não só quanto ao que se come mas também como se come.
Um bom antivírus natural consiste em estar-se permanentemente hidratado para garantir que a nossa boca e garganta nunca estejam secas. Se bebermos de 30 em 30 minutos um copo de água, a nossa boca e garganta estarão sempre húmidas e desta forma os fluidos que circulam através do esófago para o nosso estômago impedirão que um vírus, tal como o SARS-Cov-2, seja por nós transportado e se venha alojar nos pulmões. No estômago, devido à acidez dos sucos gástricos, qualquer vírus tem menos hipóteses de sobrevivência.
Todos os programas de reeducação alimentar e comportamental que prescrevo na minha prática clínica, além da integração do exercício e da atividade física no quotidiano, constituem uma forma segura e eficaz de eliminar a gordura em excesso do organismo, aumentar a saúde e prolongar a vida, pois estimulam as defesas do organismo, tornam o sistema imunológico mais forte e as pessoas globalmente mais saudáveis.
Tire as suas dúvidas
Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.
O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.
Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®
Siga a Nova Gente no Instagram