Saúde e Beleza
Nutrição

O ócio é como um vício

Sáb, 26/06/2021 - 09:10

A inatividade é tão perigosa para a saúde como o tabaco. Estes dois comportamentos são responsáveis por uma morte prematura em cada 10 no mundo.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A inatividade é também uma das causas do peso a mais, da gordura em excesso e da obesidade, a par da falta de uma nutrição saudável. Mais de um quarto da população mundial, ou seja, quase dois biliões de pessoas, não pratica exercício físico em suficiência, segundo um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). Este é um dado inquietante face ao risco do sedentarismo para a saúde. E se a este mau hábito acrescentarmos uma alimentação desequilibrada e desregrada, sem todos os nutrientes necessários ao longo da vida, não podemos esperar viver longos anos em boa forma.

Bastam poucas semanas sem atividade física para que se façam notar alterações no nosso corpo. A gordura abdominal, por exemplo, aumenta com apenas duas semanas de inatividade!

Não se pode esperar que, lá porque fomos ativos no passado, o nosso corpo se vai lembrar disso muito tempo!

Mantenha-se ativa(o) pelo menos um quarto de hora por dia (meia hora seria ideal)! É algo que não custa nada e está ao alcance de todos, ou seja, mesmo os mais sedentários de entre nós estamos apenas a 15 minutos de ficarmos em melhor forma cada dia!  

Eu aconselho a todos os que vêm à minha consulta de Nutrição, de Nutrição Desportiva ou à Consulta de Fitness, a integração do exercício e da atividade física no quotidiano, como parte de um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental e como forma de aumentar a saúde e de prolongar a vida.

E os resultados desta prática têm sido excelentes em todos os aspectos, físico e mental, pois praticar exercício também ajuda a regular os níveis de stresse.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram