Saúde e Beleza
Nutrição

O inverno engorda

Sáb, 28/01/2023 - 09:10

O aumento de peso no inverno é normal e geralmente ocorre devido a factores que incluem um menor nível de atividade física e um excesso de consumo de calorias nas festividades de final de ano.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Embora ligeiras flutuações no peso possam não ser preocupantes, um aumento substancial nos meses de inverno pode prejudicar a saúde e ter um grande impacto negativo na qualidade de vida.

 

Felizmente existem meios para manter um corpo saudável durante o ano inteiro, sem receitas drásticas que criam fome e ansiedade, mas antes com uma reeducação alimentar e comportamental, e com alguma ajuda da tecnologia ao serviço da saúde física e mental.

 

De facto, o aumento de peso e de gordura no inverno é muito comum, e muitas pessoas de todas as origens, de todas as idades, de ambos os sexos, vêm ter comigo para perder esses quilos a mais e recuperar um corpo belo e mais saudável. Isto porque o peso e a gordura acrescidos no inverno mantêm-se aumentados por longo tempo, contribuindo para uma acumulação a longo termo, sendo muito difícil de eliminar de forma saudável e permanente sem ajuda profissional.

 

Em Portugal o período das festas natalícias, que não duram apenas do Natal ao Ano Novo mas percorrem todo o mês de dezembro e antes, e se prolongam por janeiro adentro, a tradição da doçaria e da gastronomia mais ricas celebrada com convívios sociais familiares e entre amigos conduzem a uma aumento substancial do número de calorias a ingerir em almoços e jantares onde as porções de alimento são exageradas.

 

Também nos meses de inverno as pessoas praticam geralmente menos exercício, e têm uma atividade física mais reduzida. A razão principal pode ser a mudança do tempo para mais frio e chuvoso, dias mais curtos com menos luz do sol. Isto tudo conduz a um gasto menor de calorias, o que pode provocar um aumento de peso e de gordura.

 

Mas há outras razões para tal.

 

Algumas pessoas podem sofrer de um transtorno sazonal que é um tipo de depressão que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses de inverno, que prejudica a qualidade de vida e provoca desequilíbrio no controlo do peso corporal, falta de energia, tristeza, fadiga, aumento de apetite e vontades incontroláveis de doces e alimentos ricos em carbono.

 

Resumindo, a principal razão para o aumento de peso e de gordura é devida à maior ingestão de calorias, redução da atividade física, intensificação de hábitos sedentários e alteração de comportamentos alimentares, menos saudáveis tanto em quantidade como em qualidade.

 

Seguir um plano alimentar personalizado, construído à medida das nossas necessidades, bem equilibrado com todos os nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, baseado em alimentação saudável, e manter uma atividade física regular, evita ganhar peso e gordura todo o ano. E para eliminar esses excessos sazonais recorrentes, uma ajuda científica e tecnológica facilitam a recuperação de uma forma física e mental mais equilibrada.

 
 
 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram