Saúde e Beleza
Nutrição

O estilo de vida e a obesidade

Sáb, 17/10/2020 - 09:10

Maus hábitos alimentares e comportamentais explicam, mais que a genética, a obesidade no mundo.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Esta foi a conclusão a que chegaram investigadores noruegueses depois de realizar um estudo longitudinal, abrangendo mais de 4 décadas de dados de mais de 100.000 pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 80 anos.

Os resultados revelaram um significativo aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) a partir do final do século passado, e ainda que as pessoas nascidas após 1970 são mais inclinadas a ter um IMC elevado.

Embora algumas pessoas possam ser mais propensas a engordar do que outras por causa dos seus genes, a diferença genética não está na origem desta tendência que afeta aqueles com e sem genes pró-obesidade. A explicação é que o aumento da obesidade decorre de interações entre genes e outros fatores, como a alimentação, o estilo de vida e atividade física, cujos padrões se tornaram mais favoráveis ao excesso de peso e de gordura corporal.

Na ausência de uma medição direta da gordura corporal, o IMC obtém-se dividindo o peso, em quilogramas, pelo quadrado da altura, em metros. Mas este indicador não é o mais relevante, pois o peso apenas determina se somos pesados. É a percentagem de gordura no organismo que determina se somos gordos. Por outras palavras, não é o peso total a mais que nos torna numa pessoa menos saudável, mas sim o excesso do peso da gordura.

Por isso é importante que a Consulta de Nutrição inclua uma rigorosa Análise da Composição Corporal, o cálculo do Metabolismo Basal e a Relação Cintura/Anca. Estes dados e outros parâmetros permitirão definir, para cada caso, qual o regime alimentar mais conveniente que deverá ser personalizado e adaptado às necessidades e características de cada pessoa.

Este  Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal poderá ainda ser complementado com tratamentos tecnologicamente evoluídos e totalmente não-invasivos que permitem ficar com o corpo tonificado, definido e globalmente mais saudável.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram