Saúde e Beleza
Nutrição

O efeito iô-iô das dietas

Sáb, 13/05/2023 - 09:10

São inúmeras as pessoas que diariamente iniciam uma dieta e mais ainda a deveriam fazer, sabendo-se que mais de metade dos portugueses tem excesso de peso e gordura a mais no organismo.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Infelizmente para muitos, as dietas não resultam, correm riscos para a saúde e entram em ciclos de aumento e diminuição de peso significativo, um episódio conhecido por efeito iô-iô.

 

Quando se inicia um plano alimentar para combater o excesso de peso e de gordura não há ninguém que não o faça esperando que seja o último e de resultados duradouros...

 

Existem diferenças substanciais, no que diz respeito ao controlo do peso, quando alguém decide fazer uma alteração nos seus hábitos alimentares seguindo uma das dietas da moda, ou quando inicia um plano alimentar a sério, personalizado de acordo com as necessidades próprias, hábitos salutares e preferências, integrado num Programa completo de combate ao excesso de peso e de gordura que engloba ainda uma reeducação alimentar e comportamental. Só mudanças estruturais na alimentação podem conduzir à manutenção de um peso corporal equilibrado, e a nova tecnologia permite eliminar as gorduras localizadas e modelar o corpo.

 

Uma pessoa pode interrogar-se porque é assim tão importante não oscilar de peso.

 

A resposta é dada com todo o suporte científico pois, ao iniciar um processo de perda de peso, essa restrição obrigará o seu organismo a perder massa muscular de forma significativa; e se não praticar exercício físico, posteriormente o aumento de peso acontece maioritariamente em gordura, e não em músculo como seria desejável. Por isso, se pensa que volta ao mesmo se, por exemplo, diminuir 10kg e aumentar a seguir outros 10kg, ossp não corresponde à verdade! O novo aumento de peso é quase todo em gordura, com todas as consequências negativas para a saúde que daí advêm, principalmente de risco cardíaco, problemas para a estrutura óssea e os inevitáveis problemas estéticos como a celulite ou as gorduras localizadas.

 

Outro dado que reprova o emagrece-engorda repetido é a diminuição do seu metabolismo basal pois, com mais gordura corporal o seu organismo torna-se mais lento, queima menos calorias em repouso, tendo como repercussão imediata reagir menos a futuros processos de perda de peso.

 

E, em último mas o mais importante, o efeito iô-iô das dietas coloca em causa o músculo do seu coração. Se perder músculo na perna ou no abdómen, com exercício e uma alimentação adaptada para o efeito pode sempre aumentá-lo para os mesmo valores. Mas, isso já é impossível acontecer com o músculo do seu coração.

 

 
 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram