Saúde e Beleza
Nutrição

O dolce farniente não é doce

Sáb, 23/05/2020 - 09:10

Passar o dia sem fazer nada é tão prejudicial para a saúde como passar o tempo a comer doces.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

O sedentarismo é também uma das causas do peso a mais, da gordura em excesso e da obesidade, a par da falta de uma nutrição saudável. Mais de um quarto da população mundial é pouco ativa, ou seja, quase dois biliões de pessoas não tem uma atividade física suficiente, segundo um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde).

E se ao mau hábito sedentário acrescentarmos uma alimentação desequilibrada e desregrada, sem todos os nutrientes necessários ao longo da vida, não podemos esperar viver muitos anos em boa forma.

Bastam poucas semanas sem atividade física para que se façam notar alterações no nosso corpo. A gordura abdominal, por exemplo, aumenta com apenas duas semanas de inatividade! O impacto negativo do sedentarismo sobre a nossa saúde está suficientemente demonstrado em muitos países e em muitas línguas.

Por exemplo, um estudo sueco pediu a 10 pessoas de perfeita saúde, ativos, que praticavam menos de 2 horas de desporto por semana, mas faziam mais de 6000 passos por dia (o mínimo aconselhado é de 5000 passos), que reduzissem a sua atividade física, incluindo as caminhadas, durante 3 semanas.

Ao fim de duas semanas os participantes viram a sua gordura visceral, ou abdominal, aquela que se deposita no interior e à volta do abdómen, aumentada em quase 10%. Ora é essa mesma gordura visceral que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Não se pode, pois, esperar que lá porque fomos ativos no passado, o nosso corpo se vai lembrar disso muito tempo! Bastam alguns dias de sedentarismo para se produzirem efeitos notórios no nosso organismo.

No entanto, é preciso lembrar também que a atividade física das pessoas sujeitas a esta experiência estava longe de ser intensa (menos de duas horas de desporto por semana, cerca de um quarto de hora por dia!), algo que não custa nada e está ao alcance de todos... Ou seja, mesmo os mais sedentários de entre nós estamos apenas a 15 minutos por dia de ficarmos em melhor forma!   

Eu aconselho a todos os que vêm à minha consulta de Nutrição, de Nutrição Desportiva ou à Consulta de Fitness, a integração do exercício e da atividade física no quotidiano, como como forma de aumentar a saúde e de prolongar a vida.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram