Saúde e Beleza
Nutrição

Não espere por amanhã para tratar o excesso de gordura

Qui, 13/06/2019 - 08:00

Se há uma altura do ano em que os nutricionistas são mais procurados por pessoas preocupadas, e mesmo desesperadas, esta é, sem dúvida, essa altura.

Artigo de opinião

Por Tomás Barbosa, Nutricionista

Quantos de vós não desejaram chegar ao verão com menos peso e volume, cumprindo a promessa do ano novo que desta vez não havia desculpa para não o conseguir?

Chegar ao verão com peso e gordura em excesso porque não teve a motivação suficiente ou porque foi atrasando o início do seu tratamento, fez-lhe ganhar mais uns quilos, mais gordura acumulada, e sobretudo perder tempo, mais do que possa imaginar.

São vários os estudos que relacionam o excesso de gordura com a redução da qualidade de vida, com o aumento do risco de problemas cardiovasculares e com a diminuição da esperança de uma longa vida saudável. 

O facto de ter adiado a resolução do seu problema em dias ou meses, agravou o seu o seu caso, e os riscos que corria são agora mais sérios.

Não deixe nada para amanhã, muito menos a decisão de livrar-se da quantidade de gordura corporal em excesso no organismo, e de reduzir o seu peso para um nível de equilíbrio saudável. Mas ainda vai a tempo, aproveite agora que ainda verá resultados significativos nas férias que se aproximam, e a sua saúde geral irá beneficiar, o que já é "meio caminho andado" porque para ter mais beleza exterior, tem de ter melhor saúde interior!

O excesso de gordura é um assunto demasiado sério para se atrasar a decisão de o resolver "para quando lhe der mais jeito".

O risco de adquirir doenças cardiovasculares, a doença que mais mata e incapacita, está mais relacionado com o excesso de gordura do que com o peso a mais. É um risco, não é uma sentença, mas mais vale prevenir do que remediar. Não arraste este assunto!

Por último, outro ótimo argumento para não esperar mais, são os filhos. Saiba que atrasar a mudança da sua alimentação, também os irá influenciar pois estará a submetê-los a exemplos alimentares desequilibrados por mais tempo.

Como eles se instruem no exemplo, mais uma vez, quanto mais tempo demorar a corrigir os seus comportamentos, mais eles absorverão o que é errado e tardarão a saber o que é uma alimentação saudável.

Todos estes argumentos, e outros que não referi, vão no sentido de impedir que deixe o seu problema de excesso de peso e gordura ser agravado pela espera do momento ideal para iniciar o devido tratamento. Mas felizmente, nunca é tarde de mais!

Pense nisto!

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram