Saúde e Beleza
Nutrição

Marmitas saudáveis e práticas para levar para a praia

Qui, 01/08/2019 - 08:00

Este ano só levamos para a praia marmitas saudáveis, que também são gulosas e apetitosas.

Artigo de opinião

Por Tomás Barbosa, Nutricionista

Está decidido, vamos ser práticos. Nada de refeições quentes e pratos a escorrer molho e pingar por toda a toalha. Este ano só levamos para a praia marmitas saudáveis, que também são gulosas e apetitosas.

As sandes frias são fáceis de comer, divertidas e coloridas, e podemos variá-las sempre com a grande quantidade de alimentos saudáveis a escolher e a variedade de legumes e frutas que nos oferece a estação. Na praia a bronzear e a desfrutar do ar marítimo e a enchermos os pulmões de iodo e oxigénio, com os pés na areia ou na água, uma boa sandes não nos compromete em nada e traz-nos os sabores e as cores do verão.

Especialista da sandes mais prática, o "club-sandwich" é feito em fatias de pão-de-forma (de preferência com côdea e integral, ou preto) cortadas em triângulo, mas deixa cair algumas migalhas.

Experimente fazer um "club-sandwich" saudável, com peito de frango, fiambre de peru fumado e abacate finamente fatiado, sem esquecer as rodelas de tomate, as folhas de alface e as ripas de cenoura que até ajudam a bronzear.

E em vez de manteiga, use pasta de queijo fresco que pode temperar com salsa, coentros, cebolinho e/ou alho.
Embrulhe os triângulos em papel de prata ou película, bem apertados, e guarde na marmita com cuidado para não os amachucar com peso em cima.

Mas há outras sandes tão boas para comer na praia, como estas:

Sandes de atum, cebola e pepino. Em vez do sempiterno pão de forma, use antes o pão de cereais tradicionais ou a baguete integral, em formatos individuais. Escolha o atum em conserva de água, e não de óleo, é tão saboroso e mais salutar.

Corte o pão ao meio, transversalmente, e barre ambos os lados do interior com creme vegetal ou com maionese light, de preferência feita em casa, com um só ovo inteiro, pouca mostarda, vinagre e um fio de azeite extra-virgem. Desfie o atum e espalhe-o numa só fatia do pão.

Coloque por cima duas ou três fatias finas de pepino e os aros de cebola (se possível roxa). As cebolas roxas são as mais ricas em antioxidantes com ação mais eficaz que as outras variedades de cor pálida. Ponha as sandes numa marmita no fundo da geleira.

Sandes de figos frescos, fiambre e requeijão. Faça esta sandes em pão multicereais com sementes que é uma ótima forma de ingerir proteínas e gordura saudável para acabar com a fome a qualquer hora. Ou então use o pumpernickel, que é um pão de centeio elaborado com massa fermentada, de muito fácil digestão.

Tire a pele aos figos e corte-os em quartos. Use finas fatias de fiambre de frango ou de peru. Barre o pão com o requeijão fresco, sem sal, mas polvilhe-o de pimenta. Junte os figos e o fiambre e obtenha uma excelente sandes com sabores diferentes do habitual. Estas sandes devem ser embaladas separadamente em papel de alumínio.

Na sua marmita para a praia pode ainda levar frutos secos, fruta, galetes de arroz ou milho (sem sal) saladas frias (com massa integral, atum, tomate, frango grelhado), wraps saudáveis (com massa integral mais atum ou frango, alface e tomate) ou salada de feijão frade com atum, ou de grão com bacalhau...

São coisas simples e práticas de se fazer e que aguentam temperaturas mais altas sem se estragar. Mas convém levar tudo numa geleira para preservar a qualidade dos alimentos.

E não se esqueça de levar água, muita água e nada de refrigerantes. Também pode levar cerveja em lata, bem geladinha.

A cerveja é uma bebida com pouco teor alcoólico, menos que o vinho. O que não a impede de ter efeitos devastadores na saúde quando bebida em grandes quantidades. Mas se a consome com moderação pode até ser benéfica para o bom estado do sistema cardiovascular.

Uma cerveja bem fresca é um verdadeiro regalo a beber na praia, mas não deve beber mais de duas. Se quiser beber mais, opte então pelas cervejas ditas "sem álcool".

Se estiver a amamentar, não acredite no velho adágio de que a cerveja estimula a produção de leite. Pois o álcool da cerveja, como o de todas as outras bebidas alcoólicas, passa para o leite. Portanto, nada de álcool durante toda a gravidez e o período de amamentação, mesmo que esteja na praia!

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram