Saúde e Beleza
Nutrição

Ir a banhos dá saúde

Sáb, 19/09/2020 - 09:10

Ir a banhos é aproveitar o tempo de praia, do sol e do mar.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A água do mar é rica em sal, o cloreto de sódio, que dela é extraído para produzir o sal de mesa. Mas na água do mar encontram-se muitos outros minerais, além do sódio, de que o nosso organismo necessita, tais como o magnésio, o cálcio e o potássio. E quando não há mar... há outras fontes.

Fontes de sódio: mariscos, algas marinhas, soluções isotónicas, leite, queijo, farinhas e azeitonas.

Fontes de magnésio: produtos lácteos, carnes e peixes, principalmente o salmão, frutos do mar, algas, arroz, milho, alho, levedura de cerveja, nozes, limão, figo, maçã, banana, abacate e ameixa.

Fontes de cálcio: leite e derivados, sardinhas, salmão, ostras, algas, couves, brócolos, espinafres, tofu, soja, leite de soja, feijão, sementes de girassol, amendoins, nozes e ameixas.

Fontes de potássio: carne, laticínios, arroz, trigo integral, levedura de cerveja, batata, espinafre, repolho, alho, aipo, cenoura, noz, amêndoa, pêssego, banana, abacate, figo e tâmara. 

Graças à sua composição em minerais e oligoelementos, a água do mar é quase um sérum fisiológico. A pele necessita de minerais para o seu funcionamento orgânico. Se lhe faltam, pode tornar-se seca e irritada.

A água salgada é conhecida por trazer diferentes benefícios à pele: melhora a sua hidratação, favorece a cicatrização, combate a bactéria responsável pela acne, tem um efeito exfoliante que permite livrar-se das velhas peles, tornando assim a pele mais suave e lisa, melhora a função de proteção da pele, permite equilibrar o seu pH e ainda reduz a inflamação.

São, na verdade, muitos os benefícios do sal marinho, uma boa razão para praticar atividade física como a marcha, mas desta vez com os pés na água. Graças à pressão da água e à sua resistência, o sangue sobe mais facilmente para o coração e a frequência cardíaca pode adaptar-se perfeitamente sem sofrer os choques repetidos no solo, as articulações são pois menos solicitadas e sofremos menos que ao fazermos um jogging normal.

Por outro lado, a marcha aquática desenvolve a agilidade, a força e a resistência, além de refrescar e proporcionar encontros sociais inesperados e ver as vistas.
  
A atitude "tosta" já não é moda, além de que pode envelhecer a pele, e esses danos prolongarem-se e agravarem-se com o tempo! Para o ano que vem, vá a banhos com uma pele naturalmente reestruturada com o nosso Programa de Rejuvenescimento Facial. 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram