Saúde e Beleza
Nutrição

A importância da consulta de nutrição

Sáb, 09/07/2022 - 09:10

A Consulta de Nutrição, para além da componente nutricional, tem uma componente psicológica muito importante para se perceber que emagrecer não é apenas perder quilos a mais de peso e de gordura, mas constitui o primeiro passo para dar uma nova dimensão à vida, através do crescimento da autoestima e da expansão dos interesses sociais, sentindo-se mais atraente tanto física como intelectualmente, experimentando um bem estar completo.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Qualquer que seja o motivo pelo qual as pessoas se dirigem à minha Consulta de Nutrição, há todo um procedimento processual que tem como objetivo traçar um perfil completo do cliente, do qual se pretende ter conhecimento do historial clínico e dos antecedentes familiares, do grau de sociabilidade, realização pessoal e níveis de autoestima, traçando o perfil clínico, sociológico e psicológico de cada pessoa.

Depois do diagnóstico mais rigoroso e antes de ser dado início ao programa de tratamento personalizado e adequado às necessidades de cada um, é feito o estudo da composição corporal e perfil de saúde, recorrendo a uma das tecnologias mais avançadas na Avaliação da Composição Corporal - o método da Bioimpedância Elétrica. É avaliada a percentagem de massa gorda, massa muscular, peso ósseo, volume de água no corpo e outros valores indispensáveis à elaboração do programa de tratamento a seguir, para proporcionar a redução de peso que se pretende obter, sem quaisquer riscos para a saúde, garantindo o bem estar geral, sempre graças a tratamentos plenamente naturais, perfeitamente inócuos e totalmente não-invasivos. A partir da Análise da Composição Corporal, obtém-se uma pormenorizada avaliação da composição corporal e conhecem-se as necessidades específicas de cada pessoa, de forma a explicar a quem vem com a fixação de perder peso que o mais importante é perder gordura, uma vez que é o peso da gordura em excesso e não o peso total que determina o risco para a sua saúde.

Mantendo os níveis de gordura nos valores normais recomendados (20-24% para as mulheres e 14-18% para os homens), reduz-se o risco problemas de saúde associados ao excesso de gordura, nomeadamente os cardiovasculares.

Ainda no decurso da Consulta de Nutrição é muito bem explicada a relação entre saúde e alimentação, fazendo-se salientar que a reeducação dos hábitos alimentares e comportamentais é para toda a vida enquanto que os programas de tratamento são apenas para um curto espaço de tempo.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Siga a Nova Gente no Instagram