Saúde e Beleza
Nutrição

Ideias para piqueniques

Sáb, 04/07/2020 - 09:10

No verão sabe bem melhor comer ao ar livre, sob o sol ou à sombra dele, do que fechados entre quatro paredes. Experimente estas ideias de piqueniques.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A mais prática de comer
As sandes de pão de forma integral são muito práticas de comer, até fazem menos migalhas que uma sanduíche normal. Pimentos/frango, atum/pickles ou simplesmente peru/queijo (quanto mais branco, menor a quantidade de gordura, calorias e sal), são combinações saudáveis e ainda mais se  lhes juntarmos uma folha de salada que as guardam frescas.

E mais fácil de levar consigo
Uma sandes é insubstituível! Mista de frango ou peru e queijo light, ou feta, ou fresco ou requeijão, de atum ou cavala de conserva (mas em água, não em óleo!), de frango ou de peru...
E mais, se escolher pão integral, todos ficarão satisfeitos e saciados por várias horas, ao invés de ficarem com a barriga aos pulos!

Um piquenique deve ser pensado de uma forma equilibrada: proteínas (carnes magras, peixe ou proteínas vegetais) e legumes (folhas de salada, tomate, pepino, milho, legumes grelhados).
Uma das minhas ementas preferidas: atum/tomate/mozarella e fiambre de peru/salada verde/legumes grelhados.

A mais saudável
Na categoria saudável, é impossível destronar as saladas. Fáceis de preparar, pouco calóricas, ricas em fibras.... Podemos fazê-las de mil maneiras. Além do tomate, do pepino e do milho, acrescentem-se cereais ou leguminosas para nos dar energia: arroz integral ou basmati, feijão encarnado, grão...

E condimentamos ao nosso gosto, tudo é permitido desde que seja natural, a começar pelo azeite extra-virgem! Coloca-se a salada já preparada numa caixa hermética e servimo-nos de talheres descartáveis, nada de plástico! Outra opção não menos saudável: uma sopa fria. De pepino e hortelã ou do tipo gaspacho, guardada num termo para que permaneça bem fresca.

A mais apetitosa
Bom, a quiche também não é uma bomba calórica, é apenas a receita mais rica desta lista. E tem sempre a aprovação de todos, adultos e crianças. Mesmo se temos preferência por aquela feita à base de natas frescas e semeada de pedaços de bacon, podemos variar e antes fazê-la de atum e creme que é excelente, a degustar fria.

A opção espinafre/salmão fumado também é excelente. E além do mais, conserva-se muito bem, pelo que se pode preparar de véspera.

A mais "gourmet"
Eis uma alternativa surpreendente, mas, no entanto, plausível: os sushis e os makis. Bem, não é decerto a primeira coisa em que se pensa quando se vai fazer um piquenique, mas ao fim e ao cabo, é tão fácil de transportar, é fresco e degusta-se em pequenos pedaços. Além do mais é muito saciante, por isso não são necessários 15 sushis para se estar satisfeito.

Sem esquecer muita fruta refrescante e hidratante: pêssegos, alperces, ameixas, melão, melancia...
Estas sobremesas sumarentas permitem fazer o pleno das vitaminas que necessitamos, em qualquer passeio de verão, em qualquer piquenique.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Siga a Nova Gente no Instagram