Saúde e Beleza
Nutrição

A idade não importa!

Sáb, 31/10/2020 - 09:10

O envelhecimento é um processo natural e gradual pelo qual ninguém desejaria passar, mas do qual ninguém se livra. Porém depende de si envelhecer de forma ativa, enérgica, entusiástica e fundamentalmente com saúde e qualidade de vida.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Em 1º lugar, para se parecer jovem tem que se sentir jovem e, nesta componente, a parte psicológica fará a diferença. Se isto não acontecer, não tenha dúvidas que envelhecerá mais rapidamente, mesmo fazendo uma alimentação saudável e tendo outro tipo de cuidados.

Mas de que adiantaria sentir-se jovem se tivesse que carregar mais quilos do que o seu esqueleto suporta?

Se pretender que o seu corpo acompanhe a sua mente, é fundamental que tenha comportamentos que a/o protejam, que a/o mantenham o mais distante possível de algumas patologias e que a/o danifiquem o menos possível.

Vejamos alguns exemplos bem ilustrativos:

Se ingerir carne vermelha ou outro alimento com gordura saturada em demasia terá mais riscos de adquirir problemas cardíacos.

Se tiver peso a mais e sobretudo gordura em excesso, terá mais risco de adquirir diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e problemas osteoarticulares nos membros superiores e inferiores, e na coluna.

Se não comer fruta e legumes em suficiência terá mais risco de desenvolver certos tipos de cancro, nomeadamente cólon, intestino, boca, esófago e estômago.

Se ingerir muita gordura hidrogenada ou trans, tradicionalmente adicionada aos alimentos industrialmente processados, terá problemas cardíacos pelo aumento do “mau” colesterol (LDL) e pela deposição de gordura nas paredes das artérias.

Todos estes comportamentos relacionam-se com a sua alimentação e são um conjunto de fatores individuais ou coletivos a ter em conta se quiser viver mais anos sem recorrer a medicação crónica nem ter constrangimentos físicos que diminuirão a sua qualidade de vida.

Há ainda outros comportamentos a considerar, como por exemplo fumar, stress e poluição, sedentarismo e um estilo de vida stressante, a frequência de ambientes poluídos, que promovem uma degradação celular mais rápida. Estas situações despoletam uma maior oxidação celular, conduzindo a uma danificação e a um envelhecimento precoce das células.

É para tornar as pessoas mais novas do que a idade que têm que dedico a minha prática clínica à nutrição e ao anti-envelhecimento.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram