Saúde e Beleza
Nutrição

A gordura pode matar mais do que o cancro

Ter, 04/02/2020 - 08:00

Está mais que provado que a alimentação desempenha um papel primordial sobre a saúde do organismo. E para prevenir qualquer tipo de cancro, o conteúdo do nosso prato é essencial.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Praticar uma atividade física regular e ter uma alimentação sã e variada, reduz o risco de cancro e ainda ajuda a emagrecer.

Eis os alimentos a privilegiar:

Peixes – Os produtos do mar, de preferência os bio ou selvagem, fazem parte dos alimentos anticancerígenos, em especial robalo, bacalhau, camarões, ouriços-do-mar e ostras.

Especiarias – Já provou curcuma? A sua ação é semelhante à do gengibre. Esta especiaria de cor amarelo-dourado permite prevenir o cancro e também atrasar, ou mesmo diminuir, a proliferação das células cancerosas. A consumir um grama/dia.

Carnes Brancas – As carnes vermelhas fazem pior à saúde porque, quando consumidas com regularidade, favorecem o desenvolvimento de alguns cancros e de doenças cardiovasculares, e ainda aumentam o colesterol. A escolha deve recair no peru, no frango e outras aves de capoeira.

Alho – Nós, portugueses, fazemos bem em condimentar muitos dos nossos pratos com alho. Porque é um excelente alimento anticancerígeno e diminui as mutações genéticas.
Bagas, Morangos, Framboesas, Mirtilos e Amoras – Nas sobremesas permitem evitar os produtos demasiado doces, e são ótimos para combater as células cancerosas, além de nos proteger de muitas outras doenças.

Chá Verde – Recomendado para prevenir o cancro e favorecer os tratamentos de combate. Mas não deve conter pesticidas, nem metais pesados e ser biológico.

Legumes – Para evitar o cancro, nada como uma alimentação rica em leguminosas. Varie os gostos, há tantos vegetais que nos esquecemos de provar todos! As couves, as algas, os cogumelos, a soja, as cenouras, são essenciais para uma alimentação saudável.

Chocolate Negro – Consumido com moderação, o chocolate negro é reconhecido como sendo anticancerígeno pelas suas virtudes antioxidantes. Um “quadradinho” de chocolate negro chega a conter duas vezes mais polifenóis (substâncias antioxidantes dos alimentos) do que um copo de vinho tinto. E quase tantos como uma infusão de chá preto. Estudos demonstraram que o chocolate negro retarda a evolução de alguns tipos de cancro, como o do pulmão.

Jejum Terapêutico – Contribui para uma verdadeira cura do organismo. Privado de alimentos sólidos por un(s) dia(s), o corpo vai buscar as suas reservas e livrar-se das suas toxinas. Uma renovação indispensável de tempos a tempos. Peça-me conselho!

Os produtos lácteos, o açúcar sob todas as suas formas, os alimentos fritos ou cozidos a altas temperaturas são alimentos a evitar, bem como as gorduras, inclusive margarinas, manteigas, maionese, e carnes frias, tipo salame, mortadela, presunto e enchidos (salsicha, linguiça, etc.).

O cancro e as complicações pulmonares, para além das doenças cardiovasculares, são os principais problemas associados à obesidade.

Só há uma coisa mais importante do que emagrecer, que é deixar de fumar, e ambas estão dependentes do nosso controlo. Precisa de ajuda? Não hesite, contacte-me para reaprender a alimentar-se. Para resultados mais rápidos, até já tem o Liposhaper® para diminuir o volume da barriga e da cintura sem dor, sem anestesia e sem recuperação.

De que é que está à espera para cuidar de si e da sua saúde? 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram