Saúde e Beleza
Nutrição

A gordura do homem e da mulher

Qui, 27/02/2020 - 08:00

A gordura corporal acumula-se de forma diferente no homem e na mulher.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

 

As mulheres costumam ser magras quando são jovens, mas ganham peso e gordura após a menopausa porque o estrogénio (hormona cuja ação está relacionada com a ovulação) ajuda a controlar o excesso de peso corporal e de gordura no organismo.

Contudo, as mulheres estão mais protegidas que os homens contra os efeitos nocivos do peso a mais e do excesso de gordura, um fenómeno que tem muito a ver com a forma do seu corpo e a localização da sua gordura corporal.

A gordura abdominal, mais comum nos homens, é a mais perigosa para a saúde.

A gordura visível localiza-se sob a pele das diferentes zonas do corpo segundo distribuições diferentes em função da hereditariedade, sexo, condição hormonal... Uma parte do tecido adiposo permanece invisível pois localiza-se no corpo em profundidade. Esta gordura dita profunda é temível no que diz respeito à saúde.

As mulheres têm normalmente mais gordura que os homens com 18 a 25% do seu peso constituído por massa gorda, enquanto que a média dos homens é de 10 a 15%.

Na mulher, a gordura em excesso localiza-se sobretudo a nível dos seios, do baixo ventre, das ancas, das nádegas e das coxas. É o que se chama gordura do tipo genoide.

No homem, a gordura em excesso localiza-se mais no abdómen superior, tórax, ombros e nos braços. É a distribuição do tipo androide. Porém, alguns homens podem ter uma distribuição genoide e as mulheres uma distribuição androide, fenómeno muito mais frequente após a menopausa, associado às modificações hormonais.  

O excesso de gordura nos homens e nas mulheres sempre existiu e tem vindo a aumentar, estando na origem de várias doenças, principalmente as cardiovasculares, uma das enfermidades mais mortíferas no mundo civilizado.

Eliminar o excesso de gordura localizada com o Liposhaper, a 1ª "lipoaspiração" não-invasiva, e estabilizar o peso e o nível de gordura corporal com um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corpora é a opção mais sensata e saudável para os homens e as mulheres de qualquer idade.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram