Saúde e Beleza
Nutrição

Fruta e legumes, os antioxidantes naturais para um verão mais saudável

Qui, 08/08/2019 - 08:00

Para bronzear e lutar contra o envelhecimento cutâneo, aproveite bem este verão e faça o pleno de antioxidantes.

Artigo de opinião

Por Tomás Barbosa, Nutricionista

Antioxidantes são algumas vitaminas, oligoelementos, certos micronutrientes e nutrientes presentes na nossa alimentação que têm por efeito comum ajudar a proteger as células do nosso organismo dos danos provocados pelos radicais livres.

Para fazer o pleno de antioxidantes, é preciso uma grande variedade, e para saber onde encontrá-los, eis uma pequena revisão dos diferentes tipos de antioxidantes e dos alimentos mais ricos em antioxidantes.

Com efeito, cada alimento fornece nutrientes diferentes e em quantidades muito variáveis. Ora nós, geralmente, temos todos tendência a comer mais ou menos sempre a mesma coisa.

Por isso, pelo menos neste verão, faça um esforço e ouse partir à descoberta: quando estiver a fazer compras, seja curiosa(o) e inovador(a), deixe-se tentar cada vez por um alimento novo ou que não tenha consumido há bastante tempo.

Os carotenos, que dão um bronzeado bonito, agrupam-se em 3 famílias: o betacaroteno, o licopeno e a luteína.

Betacaroteno - cenoura, tomate, melão, abóbora, alperce, pimento, espinafre, alface, batata doce, brócolos...
Licopeno - tomate, toranja rosa, papaia, melancia...
Luteína - brócolos, couves, legumes de folha verde, milho...

Depois temos outros antioxidantes contra o envelhecimento da pele:

- Os polifenóis:
Flavonoides: hortaliça (brócolos, couves, espinafres, feijão, salada... frutos amarelos alaranjados (pêssego amarelo, alperce, manga....).
Antocianinas: frutos vermelhos (mirtilos, groselha, amora, uvas), beterraba...
Taninos: morangos, framboesas, nozes, amora, legumes, vinho, chá...

- A vitamina C:
Cítricos (laranja, toranja, limão...), alguns legumes de folha verde (aipo, couves, espinafres, estragão, alazão, agrião, matcha...) miudezas (fígado de aves, rim) ...

- A vitamina E (tocoferol):
Manteiga, margarina, queijos gordos, laticínios, peixes gordos, óleos vegetais (colza, girassol, germe de trigo...), frutos oleaginosos (nozes, avelãs, amendoins) ...

- A vitamina A:
Fígados de animais, óleo de fígado de peixe (linguado, arenque, bacalhau...), produtos lácteos (manteiga, nata, iogurte...), queijos (emmental, parmesão, comté...), gema de ovo...

- O selénio:
Cereais completos, germe de trigo, alguns legumes (alho, espargos...), levedura de cerveja, peixes de mar (arenque, atum...), crustáceos (ostras), ovos, carnes (fígado, rins) ...

- O zinco:
Mariscos (ostras, bivalves...), peixes, carnes, gema de ovo, levedura de cerveja, nozes, pão integral....

É fácil aperceber-nos com esta lista de alimentos ricos em diversos antioxidantes que a variedade da alimentação desempenha um papel muito importante.
Uma outra constatação é que é imperativo reservarmos cada dia um grande lugar aos frutos e aos legumes.

Mas há que ter cuidado, pois alguns dos alimentos desta lista não fazem parte de um regime alimentar saudável. Cabe ao seu nutricionista elaborar um Plano Alimentar Personalizado, construído só para si, de acordo com as suas características e preferências alimentares particulares, para além de uma justa concordância com o que pode revelar a sua Análise da Composição Corporal, em termos de peso (em quilos) e de gordura (em percentagem).

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram