Saúde e Beleza
Nutrição

A forma do corpo está em forma?

Sáb, 16/10/2021 - 09:10

A análise da composição corporal é o único método que permite conhecer com algum pormenor o corpo de cada pessoa.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Caso contrário, apenas poderíamos analisar as pessoas pela relação do seu peso com a sua altura, o Índice Massa Corporal (IMC), sem que se tivesse em linha de conta as individualidades de cada um como a densidade óssea, o nível muscular, o género, etc.

Sabe-se, pelas estatísticas oficiais, que mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e, estima-se, que o número de pessoas com excesso de gordura seja ainda maior. Cada vez mais, pelo sedentarismo e tipo de alimentação, há pessoas com um peso saudável segundo o IMC, mas com níveis de gordura acima do normal.

O excesso de peso é fácil de compreender e esse é, por regra e infelizmente, um dos principais motivos de uma ida ao nutricionista. Mas, como explicar o excesso de gordura a alguém que diz não ingerir gordura em excesso? E ainda por cima a gordura localizada em específicas partes do corpo que é tão fácil acumular e tão difícil desaparecer.

Este é o verdadeiro desafio da interpretação de um relatório de análise da composição corporal, um exame que permite orientar um completo programa de emagrecimento personalizado, feito à-medida, adaptado às reais necessidades e preferências de cada pessoa, como é o Programa de Reeducação Nutricional e Comportamental com Modelação Corporal que elaboro na minha consulta.

Não deixe que seja o seu corpo a escolher a sua forma!

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

 

Siga a Nova Gente no Instagram