Saúde e Beleza
Nutrição

Este mês o natal é a 25!

Sáb, 05/12/2020 - 09:10

Mas nesta altura já se cometem muitos dos abusos alimentares com que a época natalícia nos faz cair em tentação!

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Muito açúcar e muitos fritos fazem parte da doçaria tradicional do Natal. E tudo em grande quantidade. Não é só de excesso de calorias que se trata. Para bem da saúde, fugir aos fritos e ao excesso de açúcar é fundamental, pois o Natal não deixa de ser saboroso se eliminarmos as rabanadas, as filhoses e outros fritos clássicos e populares.

Este ano decida fazer apenas os doces de colher, como a aletria, arroz doce, farófias, leite creme e pudins. O segredo está nos ingredientes e nas quantidades utilizadas. Não lhe peço que faça as sobremesas com leite magro, porque nem sempre o resultado culinário fica fiel à tradição, mas o leite meio-gordo faz exatamente o mesmo que o leite gordo… tem todo o sabor, deixa os pratos à mesma aveludados, mas tem apenas metade da gordura.

Quanto ao açúcar, as receitas têm tendência para abusar na quantidade, portanto, o ideal é esquecer as medidas indicadas e ir adicionando o doce pouco a pouco, e ir provando até chegar a um paladar agradável. Também neste caso pode chegar a poupar metade do açúcar que usaria normalmente. No que toca o leite-creme, ainda pode prescindir do açúcar queimado por cima e polvilhar com canela em pó, tal como faz com o arroz doce e a aletria. Para as farófias, troque o calórico doce de ovos por um leite-creme suave.

O Natal, em termos de alimentação, não é "quando o homem quiser"! É só a 25 de dezembro. Nos restantes dias do ano, devemos seguir um Plano Alimentar equilibrado, ajustado às nossas necessidades e às nossas características, para podermos controlar o nosso peso em níveis saudáveis que nos permitam cometer alguns excessos em dias especiais como os que se aproximam.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram