Saúde e Beleza
Nutrição

Covid-19 vs Obesidade fatal

Qui, 19/03/2020 - 08:00

Porque há tanta preocupação com o Coronavírus e não com um “vírus” muito mais mortal como a Gordura?

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A Clínica do Tempo dispõe de um plano de contingência em caso de suspeição do COVID-19, mas é preciso desdramatizar a questão que está agora na boca do mundo e continua a fazer a primeira página das notícias, nos media e nas redes sociais.

É bom lembrar que anualmente morrem mais pessoas com peso a mais ou com excesso de gordura, do que com este novo vírus. A obesidade é um mal muito mais frequente na nossa sociedade e tem um impacto muito maior a nível mundial e um efeito mortal mais comum.

Ciclicamente aparecem vírus que geram o pânico entre as populações que criam a necessidade de uma vacina salvadora que sempre acaba por aparecer, felizmente.

Entretanto, temos de manter e incrementar todos os cuidados de higiene habituais, e recomendáveis, que devem existir permanentemente em todos nós, não devido ao Coronavírus mas sim para a promoção, manutenção e proteção da nossa saúde em geral. Esses cuidados incluem a higiene pessoal e coletiva, bem como a higiene alimentar não só quanto ao que se come mas também como se come. 

A indicação principal que posso dar em relação à prevenção deste vírus é estar-se permanentemente hidratado e garantir que a nossa boca e garganta nunca estejam secas. Se bebermos de 30 em 30 minutos um copo de água, a nossa boca e garganta estrão sempre húmidas e desta forma os fluidos que circulam através do esófago para o nosso estômago impedirão que o vírus transportado se aloje nos pulmões. De facto, devido à acidez dos sucos gástricos, o vírus tem menos hipóteses de sobrevivência e de se vir a instalar nos pulmões.

Todos os programas de reeducação alimentar e comportamental que prescrevo na minha prática clínica, sem esquecer a integração do exercício e da atividade física no quotidiano, constituem uma forma segura e eficaz de eliminar a gordura em excesso do organismo, aumentar a saúde e prolongar a vida, pois estimulam as defesas do organismo, tornam o sistema imunológico mais forte e as pessoas globalmente mais saudáveis. 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram