Saúde e Beleza
Nutrição

Como o corpo armazena as calorias

Sáb, 04/06/2022 - 09:10

A Análise da Composição Corporal é o único método que permite conhecer com algum pormenor o corpo de cada um.

 

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Em nossa casa apenas é possível avalisar basicamente a constituição corporal pela relação do peso com a altura, o chamado Índice Massa Corporal (IMC), faltando a ponderação das características exclusivas de cada pessoa, como por exemplo a densidade óssea, o nível muscular, a quantidade de água no corpo, e outras mais.

Cada vez mais, pelo sedentarismo e tipo de alimentação, há pessoas que apresentando um peso corporal saudável segundo o IMC, têm níveis de gordura acima do normal.

O excesso de peso é fácil de compreender e esse é o principal motivo de uma ida ao nutricionista. Mas, como explicar o excesso de gordura a alguém que diz não ingerir gordura em excesso? Este é o verdadeiro desafio da interpretação de um relatório de uma Análise de Composição Corporal.

Se o seu peso está a aumentar, é sinal de que está a comer mais calorias do que as que consome e por isso vai armazená-las. Então, para emagrecer e não voltar a engordar, tem de se exercitar regularmente e ter uma alimentação equilibrada para a saúde do seu corpo.

O corpo armazena a gordura e o excedente de hidratos de carbono no tecido adiposo sob a forma de triglicerídeos, a forma mais fácil de armazenamento de calorias.

Quando se cumpre simplesmente um plano de restrição calórica “ready-made”, o organismo não recorre só à gordura e faz perder também capacidade muscular.

Para não deixar que o seu corpo escolha onde acumular o excesso de calorias, a “lipoaspiração” não-invasiva que é parte de um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental personalizado em função da Análise da Composição Corporal, é quase uma garantia para não armazenar e, pelo contrário, esgotar o stock do excesso de GORDURA!

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram