Saúde e Beleza
Nutrição

Combater os radicais livres

Sáb, 04/02/2023 - 09:10

Todos os seres vivos procuram resolver um problema aparentemente sem solução. O ser humano precisa de oxigénio para viver, mas também se deve se proteger dele pois é tóxico, ao ponto de nos envelhecer um pouco cada dia através de substâncias chamadas radicais livres.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

 

O oxigénio é um elemento indispensável à vida, não podemos passar sem ele, mas provoca no organismo estragos às nossas células, dia após dia.

 

As células contêm organitos, chamados mitocôndrias, que fornecem a energia necessária às células. As mitocôndrias desempenham a função de centrais energéticas para as nossas células. Quanto mais a célula precisa de energia para funcionar, mais ela precisa de mitocôndrias.

 

Por exemplo, uma célula muscular comporta mais de um milhar!

Nesses organitos, têm lugar uma série de reações complexas, hoje bem identificadas. Como resultado dessas reações temos a combustão dos açúcares (glucose) e de gorduras (ácidos gordos) que liberta energia.

 

É esta energia que permite aos nossos músculos funcionar. Infelizmente a cadeia de reações das nossas mitocôndrias não é perfeita e conduz à formação de Espécies Reativas do Oxigénio do qual fazem parte os radicais livres.

 

Um radical livre é uma espécie química (átomo ou molécula) que possui um eletrão isolado. Esta característica torna-o instável e confere-lhe uma grande reatividade para com as moléculas envolventes.

 

A estabilização de um radical livre faz-se em prejuízo da molécula adjacente que se torna, por sua vez, um outro radical livre e assim sucessivamente. Isto acontece por reações em cadeia.

 

Tudo o que são agressões ao nível das células fazendo-nos envelhecer, ou adoecer, é devido à presença no organismo de radicais livres em excesso. E estes resultam de ações comuns e naturais como a respiração, as infeções, as inflamações, o stress, a exposição solar, a exposição a poluentes, e em especial a uma alimentação exagerada, desregrada e pouco saudável.

 

Por tudo isto é importante livrar-nos desse verdadeiro lixo tóxico que são os radicais livres, e do excesso de peso e da gordura corporal a mais, pois a doença que mais mata no mundo não é o cancro, são as doenças cardiovasculares causadas pelos quilos extra que carregamos e pela quantidade de gordura existente no organismo, além da existência de radicais livres em excesso.

 

Felizmente já existe forma de combater este flagelo.

 
 
 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram