Saúde e Beleza
Nutrição

Celebre este Natal com um coração generoso e... saudável

Qui, 26/12/2019 - 08:00

É por vezes difícil não cair nas tentações da época natalícia que nos levam a comer mal e demais.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Ai o recheio do peru que a sua Mãe faz tão bem, o bacalhau com batatas feito pela sua Tia e a perna de presunto que só o seu Pai sabe cortar, sem falar nos bolos e bolinhos da sua Avó!

É por vezes difícil não cair nas tentações da época natalícia que nos levam a comer mal e demais. E, embora extremamente deliciosas, todas estas tradições familiares gastronómicas trazem um enorme contrapeso de sal, açúcar, e, claro está, de gorduras. Nada disto sendo bom para a saúde geral e a do seu coração em especial.

Tendo em consideração a natureza dos hábitos culinários destas festas em todo o mundo "civilizado", a American Heart Association apresentou recentemente uma lista de receitas mais saudáveis de Natal e de Réveillon que incluem a substituição do sal por sumo de limão ou ervas aromáticas e especiarias, e a compota de maçã ou de ananás sem açúcar adicionado em vez de usar-se manteiga para os bolos. Porque não se escapa às consequências das indulgências natalícias, mais cedo ou mais tarde.

Demasiado peru com recheio pode fazer mal ao coração. As ricas e condimentadas comezainas, bem como o stress desta época, também levam a um aumento da pressão arterial e a um maior risco de problemas cardiovasculares, como o ataque cardíaco e o AVC. E apesar de tudo isto, continua difícil para alguns alterar a mesa da Consoada e controlar os abusos de Fim de Ano, embora comer em excesso não deva ser mais uma das tradições desta época.

Não devemos ser indulgentes e aceitar o aumento de peso como qualquer coisa de inevitável e normal, deixando de lado a comida saudável e a atividade física a partir de novembro, ou dezembro, prometendo voltar aos bons hábitos alimentares e comportamentais logo em janeiro, ou fevereiro, ou "pró ano"...

Lembre-se:
- Ingira comida saudável antes de uma festa qualquer, de Natal, de Réveillon. Resistirá melhor à tentação do que lhe pode fazer mal.
- Seja criativa com os restos. Divida-os com a família e os amigos, ou utilize-os para fazer sopa juntando mais vegetais e legumes.
- Faça um wrap com folhas de alface, é um ótimo taco para aproveitamento das sobras de comida.
- Pese-se todos os dias. É surpreendente o que este truque faz. Se passar grande parte da semana do Natal a beber e a comer em festas e romarias, pode chegar ao sábado com 2 a 5 quilos a mais. E no domingo a seguir irá resistir melhor às guloseimas.
- Faça uma caminhada após uma abundante refeição. Melhor do que andar festejando, é andar a pé!
- Procure o aconselhamento de um nutricionista para não engordar mais em 2019 e emagrecer com segurança em 2020!

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram