Saúde e Beleza
Nutrição

Armadilhas para evitar à mesa para não engordar (Parte 2)

Sex, 11/09/2020 - 09:10

Quem nunca fez uma dieta ou seguiu um regime alimentar? Perder peso, eliminar gordura, ganhar massa muscular e ter um corpo modelado e tonificado, tornou-se o objetivo de milhões de homens e de mulheres.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

De entre os nossos pequenos hábitos do quotidiano, acontece por vezes termos alguns que nos fazem engordar, porque nos fazem ingerir um maior número de calorias durante o dia, sem nos apercebermos sequer.

Vejamos algumas situações que nos podem evitar uns quilos a mais sem grande esforço!

O cesto do pão

Talvez seja daqueles para quem um cesto de pão deve sempre estar no centro da mesa... Já se perguntou porquê? O pão não é sempre necessário a todas as refeições, quando ainda por cima tem um produto cerealífero no seu prato como as massas ou o arroz...

Esse bocadinho de pão que petiscamos sem fome no fim da refeição, só porque está ali à disposição, traz-nos calorias supérfluas... Ponha o cesto do pão de lado e tenha em mente que apenas 1/4 do seu prato deve corresponder à quantidade a ingerir de produtos cerealíferos a cada refeição.

Acabar tudo o que tem no prato

Trata-se de um velho princípio que nos obrigava a acabar sempre tudo o que estava no prato... Claro que é melhor não se forçar a terminar o seu prato e antes aproveitar os restos e as sobras para depois... Evitam-se assim calorias a mais e ainda por cima ficamos com a nossa refeição do dia seguinte pronta como bónus!

Ai o álcool!...

Um bom copo de vinho para acompanhar a refeição é sempre apreciado... Mas o álcool não precisa de estar sistematicamente presente em todas as refeições. Um consumo moderado é evidentemente aconselhado, pois além de álcool, o vinho contém igualmente calorias que se acrescentam às da refeição

 Troque de vez em quando o copo de vinho por um copo de água ao qual pode adicionar uma fatia de lima ou de limão para lhe dar um gosto mais especial. Ou melhor ainda, não beba à refeição, mas não se esqueça de beber todos os dias pelo menos 1,5 l de água entre as refeições!

Não coma à pressa

Tome o seu tempo para aproveitar cada momento da sua refeição e saborear cada dentada, mastigando bem os alimentos. Uma refeição para ser saciante e para permitir ao cérebro libertar a mensagem para o nosso corpo que comemos que chegue, deve durar pelo menos 20 minutos. Nunca coma, pois, a correr que tudo lhe cairá mal!

Para perder peso, eliminar o excesso de gordura e ficar em forma, siga um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal, complementado com um Plano Alimentar personalizado, feito à sua medida.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram