Saúde e Beleza
Nutrição

Armadilhas a evitar à mesa para não engordar (Parte 1)

Sáb, 18/07/2020 - 09:10

Quem nunca fez uma dieta ou seguiu um regime alimentar? Perder peso, eliminar gordura, ganhar massa muscular e ter um corpo modelado e tonificado, tornou-se o objetivo de milhões de homens e de mulheres.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

De entre os nossos pequenos hábitos do quotidiano, acontece por vezes termos alguns que nos fazem engordar, porque nos fazem ingerir um maior número de calorias durante o dia, sem nos apercebermos sequer.

Vejamos algumas situações que nos podem evitar uns quilos a mais sem grande esforço!

A televisão não faz parte da família

A refeição à mesa é um momento de convívio que deve ser passado com a família em paz, com calma e boa disposição e atenções especiais para cada um.

Durante a refeição, a televisão, o computador, o telemóvel ou qualquer outro monitor, devem estar desligados para que nos possamos concentrar na nossa refeição e nas pessoas que nos fazem companhia à mesa. O facto de termos a nossa atenção dirigida a outra coisa que não seja o conteúdo do nosso prato, distrai-nos e pode fazer com que comemos em demasiada quantidade, mesmo sem nos apercebermos.

Saboreie o momento presente e a refeição que preparou, ou foi preparada para si. A televisão e outros divertimentos podem esperar para mais tarde.

O tamanho dos pratos

Quanto maior for o prato, maior é a tendência de o sobrecarregar! Opte por pratos mais pequenos para fintar esta armadilha. Temos todos tendência a consumir alimentos em quantidades exageradas pelo que será muito ajustado reduzir a dimensão dos pratos e por conseguinte o conteúdo de comida que se serve.

E sobretudo não se esqueça do conceito do prato equilibrado: metade deve ser composto de legumes, 1/4 de proteínas (carnes magras, aves, peixes, ovos e legumes) e o último 1/4 de produtos cerealíferos integrais (arroz ou massa integrais).

Sistematicamente utilizar o saleiro

Conhece certamente pessoas que põem sal na comida antes mesmo de a ter provado, e talvez tenha também esse mau hábito....

Deixe o saleiro na despensa e prove o conteúdo do seu prato antes de considerar à partida que tem falta de tempero. E se for o caso, porque não utilizar antes ervas aromáticas ou limão para dar mais gosto à comida? O sal em si pode não fazer engordar, mas aumenta o risco de hipertensão arterial e outros problemas de saúde.

Para perder peso, eliminar o excesso de gordura e ficar em forma, siga um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental com Modelação Corporal, complementado com um Plano Alimentar personalizado, feito à sua medida.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Siga a Nova Gente no Instagram