Saúde e Beleza
Nutrição

Alimentar a saúde primeiro

Sáb, 28/03/2020 - 09:10

Uma boa alimentação, racional e equilibrada, é a base indispensável para uma vida saudável e longa. Aprender a comer é o passo fundamental para viver mais e com mais qualidade.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Ao longo da história humana, a forma como nos alimentamos foi-se alterando substancialmente, e nem sempre para melhor. No princípio era a Natureza, e o homem vivia daquilo que a terra fornecia, diretamente, sem intermediários e sem manipulação dos solos e dos alimentos.

Hoje, a fisiologia humana ao nível alimentar é a mesma que existia há 50 mil anos, mas o tipo de alimentação alterou-se dramaticamente, com especial incidência nos últimos cem anos. Pode parecer muito tempo, mas um século é muito pouco para permitir ao organismo humano adaptar-se a alterações tão profundas na alimentação.

Continuamos a precisar dos mesmos nutrientes que os nossos antepassados, mas os novos hábitos alimentares, com o crescimento do pronto-a-comer e o cultivo rápido, não permitem ao organismo receber tudo aquilo de que precisa, nas quantidades que necessita.

Um dos primeiros passos para uma correta alimentação é a primeira refeição do dia. Deve ser a melhor de todas e, tal como todas as outras, deve ser feita com calma e à mesa.

Comer em pé, à pressa e com stresse, além de fazer com que os alimentos não sejam digeridos e assimilados convenientemente, faz com que se coma mais, porque ingerimos o alimento mais depressa do que o tempo que o cérebro demora a transmitir a mensagem de saciedade.

Habitue-se a pôr o pequeno-almoço na mesa: fruta ou sumo de fruta natural, queijo fresco ou requeijão, tostas ou pão integral, iogurte e cereais. Sente-se e comece o dia saudavelmente.
Se precisa de recuperar a sua saúde, ou quer simplesmente mantê-la, tem de seguir bons hábitos alimentares.

Para ficar a saber qual o tipo de alimentação melhor para si, marque uma Consulta de Nutrição e siga um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental na Clínica do Tempo que irá permitir-lhe ajustar um regime alimentar adequado às suas necessidades e preferências.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram