Saúde e Beleza
Nutrição

Alimentar o corpo e a mente

Sáb, 05/03/2022 - 09:10

A sua memória está a diminuir e a sua boa disposição a enfraquecer? Talvez não esteja a fabricar neurónios em suficiência, um processo que depende e é controlado em parte pela alimentação.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Mas é preciso saber o que se deve comer para estimular o fabrico das nossas células nervosas. O cérebro envelhece, como o resto do nosso organismo, mas também envelhecerá mais devagar se lhe dermos uma alimentação equilibrada, tal como o devemos fazer para o nosso corpo.

O que comemos tem um impacto considerável nas nossas capacidades cognitivas. E não falo do café forte, que nos dá uma breve "estaleca", nem mesmo de psicoestimulantes, medicamentos corticoides ou mesmo de bebidas energéticas que os estudantes tanto apreciam para melhorar o seu desempenho. Todos eles podem ter efeitos secundários e não melhoram as capacidades de conhecimento senão de modo temporário.

Nada disso! Falo de alimentação normal e saudável. Os seus benefícios para a saúde são bem conhecidos, assim como os seus perigos quando é desregrada, como por exemplo o consumo excessivo de gorduras animais que favorecem a aterosclerose, a obstrução das artérias.

O que é menos sabido é que os nossos hábitos alimentares também têm influência na memória e no nosso estado emocional.

O nosso cérebro também tem o seu menu ideal! Este menu não é fácil de personalizar, sendo difícil isolar a influência deste ou daquele nutriente, geralmente ofuscada pelas pequenas diferenças de estilos de vida que afetam o cérebro. Para escolher os "bons" nutrientes, devemos começar por fazer um Check-Up Ortomolecular que irá determinar o que está em falta no organismo e o que está em excesso e será naturalmente para eliminar, como os metais tóxicos e os radicais livres.  

Uma alimentação nutricionalmente adequada para o cérebro passa, em primeiro lugar, por reduzir a ingestão de calorias, nomeadamente de gorduras saturadas de origem animal. Por outro lado, deve ser rica em nutrientes que aumentem as capacidades cognitivas, aumentando-se o consumo de alimentos que fornecem vitaminas como a B6 (Piridoxina) e a B12 (Cobalamina ou Cianocobalamina). Podemos abastecer-nos de vitamina B6 e B12 em fontes como as carnes magras como as aves, peixe como o salmão, a cavala, ostras, mexilhão, ovos, lacticínios, grãos integrais, levedura de cerveja, frutos secos, vegetais marinhos como a spirulina e o nori, tofu e soja.

Na minha Consulta de Nutrição é possível determinar qual o tipo de alimentação melhor para o corpo e a mente, e seguindo um Programa de Reeducação Alimentar e Comportamental vive-se mais anos e com mais saúde em geral.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram